Beaba lança app que ajuda a desmistificar o câncer entre crianças

Apresentado no Games for Change em Nova York, aplicativo AlphaBeatCancer será lançado no Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil.

beaba1

Quase 13 mil crianças e adolescentes são diagnosticados com câncer todo ano no Brasil. Para ajudar na dificuldade de pacientes e seus familiares em lidar com novos termos e procedimentos, o Instituto Beaba e a produtora de games Mukutu – com apoio da SOBOPE – Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica – criaram um aplicativo com 20 minigames para divertir e trazer informações sobre a doença de maneira clara e otimista.

Por meio dos jogos, o AlphaBeatCancer percorre o caminho do tratamento, passando por procedimentos que vão da quimioterapia à radioterapia, do ultrassom à tomografia, dos cuidados com alimentação à rotina de higiene, de maneira lúdica e interativa. Na fase da tomografia, por exemplo, as crianças precisam segurar o mascote do Beaba para que ele não se mexa durante o exame.

minigame-acesso

minigame acesso

“Tudo que nos aproxima do paciente e de sua linguagem é uma arma importantíssima para o nosso trabalho. O game veio para que o paciente sinta-se parte de seu tratamento, entendendo o que está sendo feito com ele”, diz Dra. Viviane Sonaglio, oncologista pediátrica e diretora técnica do Beaba.

Programadores, pacientes e profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, pedagogos, entre outros, ajudaram na criação e validação do aplicativo. À frente da iniciativa estão: Elisa Sassi, ilustradora e criadora dos personagens, Ludmilla Rossi, fundadora da produtora de games Mukutu e Simone Mozzilli, sócia fundadora do Beaba – as duas últimas, pacientes oncológicas em remissão.

 

minigame-plaquetas

minigame plaquetas

O projeto do aplicativo foi selecionado em 2015 no edital INOVApps do Ministério das Comunicações – Governo do Brasil e apresentado no Games for Change, maior evento de jogos impactos do mundo, que aconteceu em junho de 2016 em Nova York. O próximo passo do projeto é traduzi-lo para inglês, para desmistificar a doença e seu tratamento para mais pacientes mundo afora.


clique nas imagens para ampliar e navegar pelo slideshow

“Iniciativas como este game são de fundamental importância no repasse através de uma linguagem mais adequada para o público infanto-juvenil de informações necessárias para o sucesso do tratamento oncológico.” Dra. Teresa Fonseca, oncologista pediátrica e presidente da SOBOPE.

No dia de lançamento, a equipe do Beaba estará em alguns hospitais, como o ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, para baixar e jogar com as crianças.

Links para o download do AlphaBeatCancer:

Apple – bea.ba/apple

Android – bea.ba/google

O Beaba

O Instituto Beaba é uma entidade sem fins lucrativos com a missão de desmistificar o câncer e informar de maneira clara, objetiva e otimista sobre a doença e seu tratamento para crianças, adolescentes e acompanhantes.

Desde 2014 já impactou mais de 25 mil pessoas por meio de palestras, trabalhos científicos publicados nos principais eventos da oncologia pediátrica no Brasil e no mundo, captação de doadores de sangue, distribuição de kits higiene para pacientes em tratamento, além da publicação da cartilha Beaba do Câncer, criada especialmente para trazer as principais informações necessárias para os pequenos pacientes e suas famílias.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More