15, 30, 40. Por que a pontuação do tênis é assim?

Tenistas ou não-tenistas, quase ninguém sabe explicar a excêntrica pontuação do tênis.

Tenistas ou não-tenistas, quase ninguém sabe explicar a excêntrica pontuação do tênis.

15. 30. 40.

Não era mais fácil um, dois e três?

Ninguém sabe ao certo como isso começou, mas tudo indica que foi ainda na idade medieval, na França.

A primeira teoria é que o jogo era marcado em grandes relógios de parede. Ponteiro pro alto, depois para a direita, depois para baixo, depois para a esquerda e enfim, game (15, 30, 45).

Tudo ia bem, até alguém inventar que o game deveria ser vencido com pelo menos 2 pontos de vantagem. Fizeram uma gambiarra e o 45 passou a ser o 40 e o 50 (para indicar “vantagem”).

A segunda teoria é que na quadra de Jeu de Paume (precursor do tênis em que os jogadores jogavam com as mãos), a cada ponto o jogador avançava 15 pés (4,5m). E por último, 10 pés. Daí o 15, 30 e 40.

Em inglês, o sistema de pontuação fica ainda mais curioso: ao invés de “zero”, se diz “love”.

Um quinze a zero, por exemplo, é “fifteen, love”.

A explicação desse amor em quadra pode ter vindo da palavra “ovo” em françês (l’ouef), que é redondo como um zero (aqui a gente chama de pneu).

Outra explicação é que, antes de pontuar, os adversários ainda não são  uma ameaça, e portanto, estão em “love” (auhnnn).

Enfim, ninguém sabe de nada, e ninguém derruba o sistema. Já tentaram. Mas nem jogadores, nem espectadores, nem juízes querem mudar. O Tie Break já usa o sistema numérico sequencial, mas ainda tem uma dinâmica confusa. Enfim, tudo isso combina com o jogo mais mental de todos os tempos.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (15)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More