10/03/2010   RSS posts: 11690comentários: 33.948 updaters: 558
Bem-vindo(a) ao Updaters - Alameda Mamoré, 535 Alphaville - Barueri - SP (11) 4166.5701 / wagnerbrenner@gmail.com

‘It’s the web, stupid’

Falar a verdade eu acho esse jargão também meio estúpido (não porque errado, mas porque estúpido mesmo), mas é o que melhor representa o fato de que a gente precisa entender como as coisas são - ou serão.

Por conta de um tweet da sempre alerta @DriSallesGomes, li essa entrevista com o Chris Anderson concedida ao Der Spiegel, em que ele reafirma de forma contundente o fim do conceito de mídia as we know it na internet. Tudo bem que, se vc ler a entrevista, vai notar nas entrelinhas que o Der Spiegel tá meio puto da vida e que o idealizador da Wired não tá dando a mínima. Afinal, ele tem um ponto - e quem pensar a internet hoje com um pouco mais de propriedade vai de alguma forma concordar com ele.

A dinâmica que eu estou entendendo é mais ou menos a seguinte, pelo menos olhando pelo lado dos anunciantes (que, como “anunciantes”, também vão virar um conceito meio obsoleto): como a internet hoje em dia propicia a disseminação rápida e fácil e barata de informações - jornalísticas, publicitárias, etc -, cabe ao geradores dessa informação garantir, apenas, que a mesma seja, hmm, disseminável.

Como exemplo é o que não falta, cabe a cada usuário da internet escolher o que mais gosta e passar pra frente, e cabe aos “anunciantes” (e às agências daqui pra frente) entender essa dinâmica. E eu acho a Adidas entendeu - pelo menos para o lançamento de sua linha de produtos relacionados ao skate (que, pra quem não sabe aqui no brasa, é um dos esportes mais praticados depois do futebol).

Pois a Adidas foi direto pras cabeças: criou um PUTA de um vídeo e tascou na internet, sem propaganda, sem banner e sem firula, sabendo que se é um PUTA video a internet vai tratar de disseminar por aí.  O investimento pulou a mídia; foi direto para a produção do conteúdo. E o resultado é de cair o queixo, de deixar muito moleque por aí (e alguns marmanjos) loucos pela nova linha dos caras.

PS. (Eu mesmo, agora, estou fazendo as vezes dessa nova mídia para uma audiência especialmente qualificada: a freguesia do UoD)

PS2. (Disponha, Wagner - hahahaha).

3 Responses to “‘It’s the web, stupid’”


  1. Gravatar Icon 1 João Bosco

    Du-caralho! (pode falar palavrão aqui?)

  2. Gravatar Icon 2 Adriana Salles Gomes

    Essa entrevista do Chris (nosso chapa lá na HSM rsrs) é valiosa; põe “I” em muito pingo. Eu invoquei com a ideia do jornalismo como hobby que ele apresenta, mas curti a maior parte do raciocínio ali. E tb acho que modelos de negócio viabilizadores surgirão, e já estão surgindo, como, por ex., essa ONG jornalística em que a Wired se transformou. Pagam-se salários justos e fazem materias investigativas, mas também tem colaborador não remunerado etc. e tal. De um modo todo próprio, assim eles garantem qualidade na quantidade. E a conta só tem de empatar no fim do mês. Realmente, o entrevistador odiou o Chris. Que devolveu o ódio com desprezo por sua vez. Mas achei que a tensão foi ótima pra entrevista.Tem entrevista que rende mais no clima “somos os melhores amigos”, mas outras só pegam no tranco. :) E puta vídeos esses da Adidas. Puta dinâmica também.

  1. 1 hello again « maseagorajoseph

Leave a Reply



Close

Close