O novo logo do Medium (e outros M’s)

medium-m-color-688O Medium (plataforma de publicação fundada em 2012 por um dos fundadores do Twitter) apresentou ontem sua versão 2.0, com redesign de logo e interface. Desde seu lançamento, o Medium acabou evoluindo de plataforma de postagem pessoal focada em textões para um esquema que hoje pode ser melhor definido como jornalismo social, com conteúdo remunerado, inclusive. E acharam por bem redesenhar a marca.

Sai o M minimalista e preto (uma Slab serifada) e entra o colorido logo dos 4 painéis. E, como sempre, tá repercutindo e dividindo designers e usuários em amei/odiei.

Pessoalmente acho a iniciativa louvável, mas duas coisas me incomodam no Medium 2.0. A primeira é um excesso de manifestos, explicações, visões, elocubrações e uma certa tentativa de apropriações de conceitos de legibilidade que são práticas adotadas por muitos outros, muitas vezes com mais sucesso. Mas tudo bem, vamos relevar porque o universo branding é lindo mas é prolixo por natureza e sobrevivência, já que a abstração precisa ser de alguma forma mais palpável mesmo, para dar segurança. Eu entendo.

E a segunda é o logo novo, que me lembrou MUITO o excelente trabalho de identidade corporativa desenvolvido pela Landor Associates em 2009 para a cidade de Melbourne: uma letra M camaleônica, que muda de cores e texturas, mantendo apenas sua forma. Uma versatilidade que, diga-se de passagem, começou com outro M muito antes (em 1984), o da MTV.

O NOVO LOGO DO MEDIUM (Rod Cavazos, from foundry PSY/OPS)

logomedium

images

 

CITY OF MELBOURNE (Landor Associates em 2009)

city-of-melbourne

CTM001C01 Logomark FINAL

 

Add a comment

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use