Home Criatividade Design Gráfico Teste de Usabilidade com gente embriagada
Design Gráfico

Teste de Usabilidade com gente embriagada

Share
Share

Existe uma expressão em inglês,  já meio antiga, chamada “foolproof”.

Traduzindo mais ou menos pejorativamente, mas para ficar bem claro, é algo como “à prova de burros, de bobos”. Trata-se de algo tão simples e fácil de entender, que até mesmo o mais limitado dos humanos conseguiria realizar. Claro que a intenção da expressão não é atender especificamente esse tipo de pessoa, mas sim buscar o infalível.

Por exemplo: uma prensa em uma fábrica pode decepar uma mão de um operário. Se o fabricante da máquina criar um mecanismo em que seja necessário apertar 2 botões distantes, ao mesmo tempo, para poder acioná-la, terá feito uma interface “foolproof”. Uma solução de design para alcançar a segurança máxima e que deixa esse cuidado 100% por conta da máquina e 0% com o operário. O cara pode ir trabalhar sem cérebro que mesmo assim estará seguro.

Hoje em dia o mesmo princípio se aplica às interfaces digitais, que se multiplicam em ritmo aceleradíssimo por aí. E um dos termos atualizados do “foolproof” é o “drunkproof”. A ideia é exatamente a mesma: uma interface tão simples, tão fácil e tão à prova de erros que até uma pessoa alcoolizada deveria compreender e interagir sem maiores dificuldades.

E não é que resolveram testar a teoria, literalmente?

Sim, é o teste de usabilidade com bêbados. Profissionais de UI que, por um valor entre 20 e 100 dólares, bebem de 7 a 10 latinhas de cerveja (números retirados do site “Drunk Usability Testing”) e vão lá no seu site pela primeira vez para ver o que acontece. A experiência toda é gravada em video, que é então encaminhado ao cliente.

Outro profissional de UI bebum é esse.

O método “The User is Drunk” é conhecido dos profissionais de UX.UI e faz parte de uma esfera maior, a das interfaces. Aliás, recomendo o video abaixo para gente tirar (sempre!) a espuma e o pseudo-refinamento dos termos técnicos da área e entender melhor o que é uma interface, algo que qualquer pessoa do mundo pode se encantar porque faz parte d0 dia-a-dia de todos nós. É um dos meus assuntos preferido, essa linguagem tão sutil que eu chamo de “coisês”. E que qualquer fool ou drunk pode compreender ;)

Share
Written by
Wagner Brenner -

Fundador, CEO e Editor-Chefe do Update or Die. Ex-Diretor de Criação Senior da McCann-Erickson, apaixonado por inovação, criatividade, referências e IA.

Related Articles

O novo logo da Perdigão para celebrar os 90 anos da marca

O novo logo da Perdigão mantém o icônico coração, símbolo das duas...

Palavrinhas Mágicas MidJourney Styles Vol 4

Palavrinhas mágicas para você colocar no seu prompt e…   Muita gente...

As (ainda) 8 melhores ferramentas de Design Gráfico

Descubra as melhores alternativas ao Canva neste comparativo de oito opções populares...

As melhores sequências de títulos animados de filmes

Antes do filme... tem os letreiros. E o que era apenas informação...