Supermercado retira todos os importados para chamar a atenção sobre diversidade étnica

Se você estivesse lá em Hamburgo e resolvesse dar uma passadinha no Supermercado Edeka para fazer umas comprinhas, encontraria a seguinte cena:

Quase todas as prateleiras vazias.

Por um momento talvez você imaginasse que estava, na verdade, na Venezuela. Mas não, isso aconteceu na Alemanha mesmo. Umas plaquinhas espalhadas pelas prateleiras trariam a resposta do mistério: “veja como nossas prateleiras ficam vazias sem estrangeiros”. Ou “viu como essa prateleira fica um tédio quando não se tem variedade?”.

A ação foi preparada com o objetivo de ajudar a expor e a conscientizar as pessoas em relação à diversidade de etnias e o preconceito contra imigrantes, um problema que realmente tem aumentado em todo o mundo, mas em especial na Europa, por causa dos atentados terroristas.

A causa é importante, claro.

Maaaas… fico me perguntando aqui se não estamos, mais uma vez, diante de um caso de “apropriação de causa com objetivos comerciais e publicitários”. Calma, nnao precisa me chamar de etnicofóbico, supermercadofóbico, nem insensível ou alienado. Porque uma ação dessas funciona muito em forma de post, mas na vida real é um pesadelo para todos os clientes e funcionários. Já pensou? você vai até o supermercado, estaciona o carro, ou pega um ônibus, aí entra no Super, pega o carrinho, tira a listinha de compras do bolso e… fuém. Tudo vazio. Claro, de novo: a causa é nobre. Mas prejudica diretamente 100% dos clientes daquele dia. Talvez o efeito fosse o mesmo se as fotos fossem feitas de madrugada e pronto. vai ver que os donos da rede de supermercados são estrangeiros e ficaram realmente sensibilizados, sei lá.

Mas enfim, é uma ação de varejo interessante.

E você, o que acha? Vale uma ação assim? Ou é meio over?

 

6 comments
    1. Putz … Desmiolado é o seu comentário kkk …. shhhhh por favor.
      Genial a ação do supermercado.
      Nada a ver o comentário do colunista – “prejudica diretamente 100% dos clientes daquele dia”- Não tem nada a ver, a causa é maior e o local é privado, ele faz o que quiser.

  1. Achei problemático porque leva muito pro lado comercial… “olha aqui, precisamos ser legais com os estrangeiros, pois compramos muitas coisas deles”. Quando na real é muito maior que isso. Mas a ideia é ousada, inusitada até onde sei, e interessante por isso! Claro que o mercado deve ter ficado no preju, pelo motivo que você falou, mas se surgiu efeito, ta valendo.

Deixe um comentário