No início deste ano, a Apple criou um tsunami com o lançamento de seu kit de ferramentas de Realidade Aumentada, o ARKit . Aqueles de nós que pensou que a divisão de AR da Google ainda estava muito atrás com o sonho do Projeto Tango foram felizmente surpreendido.
A divisão de AR da Google deu um passo significativo com a nova plataforma de desenvolvimento ARcore.
Há uma diferença substancial entre o Tango e ARCore. O último pode sobrepor objetos digitais no mundo real sem a necessidade de qualquer tipo de sensores e equipamentos especiais. Isso essencialmente faz com que seja uma contrapartida direta ao ARKit da Apple, que recebeu uma série de destaques.
O ARCore levará aplicativos e jogos AR para praticamente qualquer smartphone Android, utilizando a câmera do seu smartphone para avaliar a posição, o movimento e a localização das superfícies horizontais ao seu redor para colocar com precisão os objetos. Além disso, o ARCore também permitirá que os aplicativos determinem a luz ambiente em uma área específica para que esses objetos possam refletir a luz de uma forma mais realista.
O Google ARCore certamente parece uma atualização substancial do Tango, que não teve muito sucesso apesar de ter sido lançado em 2014, uma eternidade em Tecnologia. O tango nunca realmente pegou, principalmente porque não pode funcionar sem os componentes necessários aos seus smartphones.
Acionando o ARCore em milhões de dispositivos, o Android terá um dos impactos mais proeminentes para fazer a Realidade Aumentada verdadeiramente dominante, assim como o AR Kit da Apple tem feito até agora.
No entanto, como qualquer outra estrutura de software, o sucesso do Google ARCore também se resume a quão bem ele será recebido pelos desenvolvedores. Realidade Aumentada, em geral, está progredindo todos os dias com aplicativos como o Holo e Pokemon Go. Com uma integração nativa com o ARCore, os desenvolvedores não terão que confiar em soluções de terceiros e criar aplicativos comparativamente mais capazes e estáveis.
App Holo
O ARCore não é a única iniciativa de realidade aumentada / virtual do Google, mas é o projeto mais ousado da empresa, e seus vínculos com o Android, sem dúvida, serão comparados ao ARKit e iOS da Apple, que está a beira de seu lançamento.
“Desenvolvemos as tecnologias fundamentais que impulsionaram a AR móvel nos últimos três anos com o Tango. ARCore é construída sobre esse trabalho. Os desenvolvedores que já desenvolveram na plataforma Tango podem usar essa experiência para ajudá-los a criar na plataforma ARCore “, diz Dave Burke, vice-presidente de engenharia da Android.
Na verdade, a Google está abandonando a marca Tango em favor da ARCore, sinalizando uma grande mudança dos esforços globais de AR da empresa.
Por enquanto, o ARCore está disponível para Pixel e Pixel XL do Google, bem como o Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus da Samsung, executando o Nougat Android 7.0 ou acima, já visando 100 milhões de dispositivos até o final da pré-visualização, trabalhando com Samsung, Huawei, LG, ASUS e outras fabricantes para tornar esse alvo uma realidade.