“Elements” é um video de arte que nasceu de várias simulações feitas com mais de 2 bilhões de bolinhas pretas e brancas, geradas em CG. A animação foi categorizada de acordo com a física aplicada em diferentes ambientes fechados, como fluidez, difusão, pressão, etc. Simplificando bastante a coisa, é mais ou menos um sistema, já bastante utilizado em universos virtuais como nos games, por exemplo, onde ao invés de se animar elemento por elemento (seria uma trabalheira insana), o computador simplesmente emula uma determinada física no ambiente e os elementos reagem, como acontece aqui na nossa querida vida real.
O vdeo foi feito pelo artista visual Maxim Zhestkov, que define também o aspecto de que tudo por aí é formado por formas absolutamente básicas, que ganham complexidade no conjunto e quando são submetidas as leis da natureza e da física. Olha que interessante o que ele disse:
“O filme é uma tentativa de exploração da ideia de que tudo ao nosso redor e dentro da gente é feito de elementos ou blocos muito simples mas que podem ser combinados de uma maneira que criem uma estrutura com uma relação complexa entre seus componentes. Esse conceito vale também para emoções, comportamentos, maneiras de se pensar, relacionamentos, a vida, os planetas e o universo”