Aplicativo N!NA ajuda mulheres que sofrem abuso em transporte público

Segundo o Datafolha, mulheres sofrem mais assédio no transporte público do que em qualquer outro lugar, já que ir apertado facilita as “mãos bobas”, as palavras insinuantes e as encoxadas propositais, de acordo com o relatório uma em cada três paulistanas entrevistadas já sofreu algum tipo de assédio.

O aplicativo N!NA vem com o objetivo de ajudar vítimas que sofrem assédios dentro dos transportes públicos. A plataforma digital funciona em rede e, ao ser acionada, emite um alerta com a localização, o horário, a linha do transporte e qual o tipo de violência que a usuária está sofrendo – verbal, física ou sexual.

O dispositivo cria um mapa informativo que permite acompanhar os casos de abuso contra a mulher na mobilidade urbana. Seu nome faz uma homenagem à cantora e compositora Nina Simone, ícone de luta e resistência feminina.

As idealizadoras do projeto, Simony César e Lhaís Rodrigues, estarão presentes no próximo dia 9 de novembro, às 16h, no anfiteatro do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para falar sobre a ideia.

A versão teste será lançada em beta para 100 alunas dos centros acadêmicos da UFPE do campus Recife. O objetivo é lançar a versão oficial no primeiro semestre de 2018 – para se cadastrar, basta utilizar uma conta do Facebook.

https://www.youtube.com/watch?v=jh561jNlHls

Add a comment

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use