Atualmente, a NASA trabalha com uma lista de 20 recém-descobertos exoplanetas, isto é, aqueles que estão fora do nosso sistema solar. Dentre eles, o mais parecido com o planeta Terra foi batizado de KOI-7923.01. Localizado na direção da constelação Cisne, a 720 anos-luz daqui, o “Koi” é o número 1 no que diz respeito aos possíveis candidatos para abrigar vida humana.
Com tamanho bem semelhante ao da Terra – 97% equivalente – sua órbita dura 395 dos nossos dias. A distância que ele se encontra do Sol faz que ali as temperaturas sejam mais baixas do que as do nosso planeta – mas, ainda assim, nada inviável para viver. O Koi é mais quente que a região no extremo norte da Terra, por exemplo.
O novo planeta foi descoberto por meio da sonda Kepler, lançada em 2009. De lá pra cá, a Kepler já foi responsável por encontrar mais de 4 mil planetas. Entre dados verdadeiros e outros alarmes falsos, a lista final, feita por uma equipe da NASA comandada por Jeffrey Coughlin, chegou a esse número de 20. O grupo trabalha com a possibilidade entre 70 e 80% de que o Koi possa receber vida humana.
Será? Hmmm…