Entra ano, sai ano e o principal sinal de que o Natal está chegando aparece nas prateleiras dos supermercados: a chegada do panetone – e, hoje em dia, das suas infinitas variações.
Mas, afinal: de onde veio essa tradição de comer um pão com frutas cristalizadas na data?
A história afirma que o panetone surgiu na Itália, mais precisamente em Milão, onde é popularmente conhecido como “pão grande”, no século XIII. Mas, em sua origem, o panetone não era servido como conhecemos hoje: a receita original, oficializada na Itália, traz apenas uva passa, casca de laranja, cedro cristalizado e mel em meio à massa fofa.
A história conta que o panetone foi de fato criado em uma noite de Natal, na cozinha do duque de Milão do período de 1480 a 1499, Ludovico Sforza. Tudo aconteceu quando seu cozinheiro-chefe, responsável pelo banquete, queimou o bolo que seria a principal sobremesa da noite. Seu ajudante, Toni, abriu mão então do fermento natural que estava usando para criar seu próprio doce e, assim, eles desenvolveram o que hoje conhecemos como Panetone. O bolo fez sucesso e a lenda diz que, inclusive, o nome dele é justamente por causa dessa história: o “pão do Toni” virou o panetone.
Daí, assim como muitos dos alimentos que hoje são bastante consumidos no nosso país, o pão chegou ao Brasil graças à onda de imigração do século XIX.
E como já é costume do Brasil tornar nosso tudo o que por aqui desembarca, o panetone logo se popularizou – muito por conta de Carlo Bauducco, que adaptou a receita, adicionando outras frutinhas secas e cristalizadas, e passou a comercializá-la em São Paulo – e hoje somos o segundo maior produtor do mundo. Perdendo apenas para a Itália, é claro.
Apesar da historinha do Toni, a palavra panetone (do italiano panettone) tem sua origem no vocábulo milanês – panatón ou panattón. Por outro lado, pode-se ainda deduzir que a origem do termo panettone se deva à contração entre o diminutivo da palavra “pão” (do italiano panetto) com o superlativo da mesma palavra (do italiano panone), isto é, panetto + panone = panettone.