Mini-documentário explora a fronteira construída pela Espanha para proteger a cidade de Melilla 

Vídeo faz parte de uma série de seis curtas da publicação norte-americana Vox 

Quando Trump foi eleito, a maioria do mundo temeu que a história de um muro para separar fisicamente os Estados Unidos do México, para travar o fluxo de imigração, se tornasse real (só mais uma das loucuras que ainda podemos ver vindas desse senhor). Mas a verdade é que muros que dividem países e pessoas não faltam ao redor do planeta. Foi pensando nisso que a Vox, publicação norte-americana, criou uma série documental chamada Vox Borders que é composta por seis curtas que abordam a história de cada um desses muros e mostram como eles fomentam a violência e criminalizam pessoas.

Um dos vídeos mais chocantes fala do gigante e sofisticado muro construído pela Espanha, na África, para criar uma fronteira com o Marrocos e proteger Melilla, uma cidadezinha ao Norte do continente.

É incalculável o número de potenciais migrantes que tentam atravessar essa fronteira, diariamente, em tentativas normalmente frustradas de fugir de seus países tomados pela guerra, fome e violência política.

A série Vox Borders reúne ainda vídeos sobre as desigualdades sociais entre o Haiti e a República Dominicana; o desgelo do Ártico e suas oportunidades econômicas para países como a Rússia; os norte-coreanos e o Japão; as montanhas que separam China e Nepal e, por fim, a clássica divisa EUA x México.

1 comments

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use