O tubarão de 512 anos (isso mesmo)

Esse é o vertebrado mais velho do planeta

A taxa de crescimento dos tubarões da região da Groelândia é bem lenta – eles crescem cerca de 1 cm por ano. Então imagine qual foi a surpresa dos cientistas ao encontrarem um de 5,4 metros…

Cientistas dinamarqueses podem então ter encontrado o animal vertebrado vivo mais antigo do planeta – morando no Atlântico Norte e nos mares do Ártico, entre o leste do Canadá ao oeste da Rússia, esse tubarão – supostamente – tem 512 anos de idade. Até hoje, o tubarão mais antigo estudado tinha cerca de 392 anos.

Na ciência, há poucas informações sobre essa espécie. O tubarão-da-groenlândia (Somniosus microcephalus). O que se sabe é que eles foram observados em profundidades de até 2,2 km. E, a espécie que vive mais longe da área entre o Canadá e a Rússia foi encontrada no Golfo do México.

Visualmente, são tubarões que possuem um pequeno “focinho”, bem curto e arredondado, além de olhos muito pequenos para o seu tamanho. Em geral, sua pele varia entre tons de cinza e castanho.

Apesar de serem predadores do topo da cadeia alimentar, a dieta deles consiste basicamente em outros peixes.

A idade média da maturidade sexual de um tubarão dessa espécie é de 150 anos – o que significa que esses animais ainda podem estar se recuperando do excesso da pesca que ocorreu no período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial. Na época, eles eram caçados em larga escala pois seus fígados eram usados na constituição de óleos para as máquinas.

A análise para descobrir a real idade do animal é feita via “datação por radiocarbono”, um método de datação radiométrica que usa o radioisótopo de ocorrência natural carbono-14 (14C) para determinar a idade de materiais carbonáceos até cerca de 60 mil anos. O método tem uma chance de 5% de erro, o que significa que a idade real pode variar entre 272 e 512 – o que, de qualquer forma, não deixa de ser bastante tempo.

Se os números estiverem corretos, significa que esse tubarão teria nascido em 1505, vivendo, assim, durante o Renascimento, quando o Brasil tinha sido descoberto há poucos anos. Tem que cuidar com carinho.

33 comments

Deixe um comentário