O diretor Samuel Bayer sempre foi um apaixonado por corridas – em seu currículo, os trabalhos com a publicidade automativa escancaram esse “hobby”, em ações para marcas como Ferrari, Audi, Dodge e Toyota. Seu comercial para a Chrysler, inclusive, faturou cinco leões na edição de Cannes de 2011.
“Sempre amei os carros de corrida, amei o mito e o heroísmo da velocidade”, diz Bayer, ao anunciar seu novo filme, Icarus Rises, filmado em Tokyo, África do Sul, Atlanta, Chicago, Los Angeles entre outros.
Quem conhece o trabalho de Bayer provavelmente também o associa a criações musicais – seu estilo de direção está presente em parcerias com The Rolling Stones, Marilyn Manson, Metallica, Aerosmith e Smashing Pumpkins. Após muito trabalhar com publicidade e vídeos musicais, se firmou como diretor para o remake de “Hora do Pesadelo”. Icarus Rises em nada tem a ver com os antigos trabalhos do diretor.
O filme se passa em um futuro distante e pelo trailer já vemos que a fotografia da obra beira ao surreal.
Um trabalho profundo com pilotos de velocidade foi feito. Bayer consultou especialistas para projetar carros da melhor maneira possível e ainda examinou a aerodinâmica de carros de corrida do passado para conjurar a aparência de pilotos de velocidade no futuro.
Tecnologia, corrida e História compõem o filme. Sim, muita História. No filme, Bayer remete ao programa de corrida financiado pelo Estado de Hitler nos anos 30, uma época em que os engenheiros empurraram os limites de aerodinâmica e da velocidade.
“Meu vilão é baseado em Hitler e seu apoio à propaganda estatal e às corridas na década de 1930”, revela. Hitler investiu dinheiro em seu programa de corrida e tornou-se a peça central da Alemanha nazista, correndo no “Inferno Verde” de Nurburgring – a pista mais mortal da Terra”. Então, o “Inferno Verde” de Nurburgring também inspirou os projetos de trilhas da Bayer. ”
Nós tínhamos que projetar carros de corrida que pudessem viajar de forma realista em alta velocidade, mas também em corridas que pudessem detê-los”, conta. “Eu também criei novas regras, incluindo não pit stops em competição, de modo que os pilotos reabasteçam durante a batalha de alta velocidade”.
Kadu Léo
Neto Macêdo
Brenno Sousa
Nathan Dominicheli
Quero