Alemanha quer oferecer transporte público gratuito

O governo alemão estuda disponibilizar gratuitamente os transportes públicos em cinco das suas principais cidades na tentativa de encorajar as pessoas a deixar seus carros em casa e ajudar a atingir os novos objetivos de poluição estabelecidos pela União Europeia.

Várias cidades alemãs sofrem com a poluição do ar e os níveis de poluentes superam os limites considerados seguros. As cinco cidades selecionadas para os testes são Bonn, Essen, Mannheim, Reutlingen e a cidade de Herrenberg, que fica ao sul de Stuttgart.

“Nós estamos considerando o transporte público livre de tarifas para reduzir o número de carros privados nas ruas”,  disse a ministra do Meio Ambiente, Barbara Hendricks.

“Combater a poluição do ar de forma efetiva, sem mais atrasos desnecessários, é uma das maiores prioridades para a Alemanha”.

A ideia é aumentar o número de veículos movidos a energia elétrica, oferecendo incentivos para comprar carros elétricos e ideias para implementar zonas de baixa emissão. O país já considerou a proibição de carros a diesel e começou a usar as primeiras frotas de passageiros de zero emissões do mundo, liberando apenas vapor e água condensada à atmosfera.

A nova ideia pode mudar radicalmente o comportamento das pessoas em relação à locomoção e, desta forma, influenciar o desenvolvimento das infraestruturas das cidades.

17 comments

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use