5 coisas que são a cara do SXSW

Depois de tantos anos cobrindo o festival, descobrimos 5 coisas que não mudam sobre o SXSW

O South by Southwest (SXSW) foi criado em 1987 por Roland Swenson, como uma extensão do New Music Seminar, evento de música de Nova York, a ser realizado em Austin, Texas, cidade onde vivia. Swenson era funcionário do jornal The Austin Chronical e junto com seus colegas de trabalho, avaliou a força cultural da cidade e decidiu reunir grandes nomes da música e das artes em um evento experimental.

Ao todo, foram convidadas 150 pessoas para o evento, mas acabou recebendo 700 visitantes. Desde a sua primeira edição, o festival se chama South by Southwest, cujo nome é inspirado na peça North by Northwest, do diretor Alfred Hitchcock.

Ao longo dos seus mais de 30 anos, o SXSW ganhou muita notoriedade por ser o responsável por grandes acontecimentos na indústria da tecnologia, música e cinema; e as pessoas do mundo todo, especialmente os brasileiros, já tem um destino marcado quando o ano inicia.

Em 2018, o festival será realizado entre os dias 9 e 18 de março; e abaixo você confere uma seleção de curiosidades do evento:

1) O desejo de mudar o mundo

O SXSW é uma festa cultural, que toma conta da cidade Austin, para receber, debater, e transformar as áreas de tecnologia, música e cinema.

Em 2018, no entanto, o desejo de mudar o mundo será intrínseco no festival através do Social Impact, uma programação que oferecerá conferências e encontros de ativistas, artistas, fundações e empreendedores que venham impactando o mundo para melhor.

O Social Impact Track pretende explorar ideias inovadoras, que possam ajudar a tornar o mundo um lugar mais igualitário. A ideia é que os participantes encontrem soluções e oportunidades debatendo sobre os impactos sociais.

2) Abrindo a casa para um artista

Quem já esteve em Austin durante o SXSW, sabe que um dos principais desafios é encontrar alojamento, já que a cidade fica cheia. Desta forma, os organizadores do festival buscam pessoas que possam receber em suas casas os artistas internacionais, oferecendo pulseiras do evento em troca da hospedagem.

O International Artist Home Share Program visa compensar os custos de hospedagem para os artistas convidando os anfitriões a participar do SXSW. O programa começou no início dos anos 90, quando os organizadores perceberam que a circulação de artistas era grande e que trocas assim sempre são bem-vindas.

3) O DNA do festival é mesmo a música

Além dos inúmeros shows que acontecem nas ruas de Austin, bandas e artistas aproveitam para distribuir CDs de seus trabalhos, vender camisetas, adesivos e até fazer um som.

Lojas são montadas exclusivamente para a época, como fez o selo Third Man Records, de Jack White. Ele montou uma pequena estrutura nos fundos da Frank Restaurant, uma tradicional lanchonete de cachorros-quentes, para vender vinis exclusivos e produtos de sua gravadora.

Um dos pontos mais incríveis do SXSW é que o visitante pode fazer seu próprio festival dentro do festival, pois há música para todos os gostos: rock, indie, pop, folk, heavy metal, punk, hip hop, country, latino e inovações vindas dos mais diferentes países.

4) Diversidade de opiniões, de escolhas e de histórias

O SXSW é feito de muitas tribos, pessoas diferentes, que pensam e atuam diferente. Um dos diferenciais do festival é que se respeita muito a diversidade e há espaço para todo mundo falar, cantar, expor sua arte e ser ouvido. Lá é possível que você descubra que gosta de algo que você nem sabia que existia ou gostava. A lição que fica é que há muitas possibilidades no mundo, e que todo mundo pode e merece ser aceito e respeitado.

5) Aprender a conviver com o FOMO (Fear Of Missing Out)

Como já disse o Guga neste post aqui, estar no SXSW é aprender sobre limitações. São muitas atrações acontecendo ao mesmo ao tempo e, obviamente, você não vai conseguir ver tudo.

“Aprender a fazer escolhas e a conviver com elas é sempre uma lição importante.”

Por isso, o melhor é relaxar e aproveitar todo o clima que Austin e o festival SXSW tem a oferecer! Para saber mais, acompanhe os posts do Update or Die e acesse o site oficial do evento.

1 comments

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use