Vou confessar uma coisa aqui para você, quando estou em transporte público ou nas ruas, eu vejo a tela do celular do vizinho; e tenho reparado: o Facebook já não é tão relevante. Nesta minha “pesquisa”, o Instagram e o Whatsapp têm reinado absoluto.
E, segundo um relatório da Shareaholic, empresa de compartilhamento de conteúdos, minha percepção faz sentido, já que mostra uma queda drástica de direcionamento de tráfego para sites.
Os dados de acessos via Facebook do segundo semestre de 2016 comparado com o mesmo período em 2017, mostram uma redução de 41,1%. A porcentagem da audiência vinda das redes sociais passou de 30,9% para 18,2%. No entanto, repare nos números do YouTube, Linkedin e, principalmente, o do Instagram:
O documento mostra que os acessos a sites via pesquisas aumentaram em 2017, ultrapassando o tráfego das redes sociais pela primeira vez desde 2014. No geral, as buscas representaram 34,8% da audiência, em comparação com 25,6% das redes sociais.
O relatório justifica a queda de performance do Facebook às mudanças na plataforma e no comportamento dos internautas. Os dados foram analisados a partir do tráfego de 250 mil sites com mais de 400 milhões de visitantes.
E você, ainda usa o Facebook? Com qual frequência? Conta pra gente!
Creio q a mudança de acessos vindos do Facebook diminuiu drasticamente por conta da mudança no algoritmo que reduz alcance de posts com links. Nao sei o qto tudo isso tem mesmo relacao direta com a mudança de comportamento dos usuários em si. Creio que seja mais questão do algoritmo mesmo.