Lá em Saint-Étienne tem uma casa de espetáculos chamada Saint-Étienne Opera House.
Em cima dessa casa, sobre o telhado, tem uma pequena estrutura em forma de curva que acabou virando uma marca registrada do lugar e foi incorporada ao logo em 2006.
Em 2012, eles fizeram um logo novo, abandonando o uso da forma curva. E, em 2015 resolveram voltar a utilizá-la, em um projeto de branding sensacional.
A forma desta vez veio direto de um corte horizontal na base da letra “O”, de “Opera”. E a curva virou um sorriso, meio no estilo emoticon. O que sobrou da letra “O”, representa o formato da sala em sí e do placo, que são mesmo arredondados.
E a partir deste novo logo e desses novos elementos, um mundo de materiais vem sendo criados desde então, um mais legal que o outro, construíndo uma sólida unidade para a marca.
Começaram pelo óbvio, dando vida a forma curva e a fazendo a associação ao sorriso:
E depois que isso foi (rapidamete) estabelecido e assimilado pelo público, aí ficou fácil fazer os desdobramentos. Abaixo você confere a mais recente campanha, cujo objetivo era incluir mais o lado humano e explorar a variedade dos espetáculos e das pessoas que participam de cada um deles.
Campanha 2018
Esse belo trabalho foi desenvolvido pela Graphéine Graphic Design e recomendo uma passada pelo site para ver mais.
Gostou? Eu adorei. ;)
Credits
Creative directionirection créative : Mathias Rabiot
Art direction: Adrienn Nagy
Photography: Ghislain Mirat
Layout design: Jonas Barry
Project management: Céline Boursin