“This is SportsCenter” é um marco na história do canal e a sua última versão passou por mudanças importantes
Algumas campanhas são tão consistentes e longevas que se tornam um clássico da publicidade internacional e a ESPN tem um case para chamar de seu: a “This is SportsCenter”, uma série de peças que vão ao ar quase anualmente desde 1994, e usa do bom humor num estilo documental para promover o programa da casa SportsCenter.
Por anos, a emissora contou com a genialidade da agência Wieden+Kennedy New York para orquestrar os vídeos, mas promoveu uma mudança radical em seu processo criativo: agora tudo é feito internamente, com o auxílio da agência da ESPN, a CreativeWorks (uma movimentação cada vez mais comum no mercado).
Diante dessa revolução, a expectativa para o lançamento 2018 da “This is SportsCenter” era grande; maior que o normal.
Não podemos dizer, porém, que o resultado tenha sido surpreendente. A linguagem e o estilo da peça publicitária permaneceram intocadas, mas é inegável acerto no humor e nos roteiros – agora resta saber se a ESPN vai conseguir manter o nível dos scripts nas futuras campanhas, como por anos fez a W+K.
Todos os vídeos foram dirigidos por Hank Perlman, o homem por trás do longa “Hungry Man” e, como de costume, trazem os atletas mais celebrados do momento, além de âncoras e jornalistas do canal.
Aqui em terras brasilis, onde é raro esse fenômeno de longevidade de campanhas persistentes, acompanhar de perto a evolução da série “This is SportsCenter” é um baita aprendizado – e, de quebra, dá para dar boas risadas.