Quando o verbo explorar ainda era conjugado em seu significado original, registrar os fatos em fotos era um luxo necessário – e que bom que certas imagens voltam à tona para nos lembrar de onde viemos, e nos alertar para onde estamos indo.
Uma série de fotografias datadas de 1911 cumprem exatamente esta missão. Os cliques foram feitos durante uma expedição pioneira conduzida pelo Dr. Douglas Mawson pela ilha Macquaire, localizada a 1,5 mil km a Sudeste da Tanzânia, e pelas partes então desconhecidas da Antártica.
Muito mais que ótimos causos e retratos incríveis, mostrando uma natureza ainda intocada e hoje extinta, a viagem dos exploradores produziu informações relevantes sobre a área; dados que ainda hoje ecoam nos estudos da região.
Foi graças à essa aventura, que desbravou novos territórios, que novas regras de declaração de posse foram colocadas em prática, e formalizada em 1936 como o Território Antártico Australiano.
Para além das contribuições políticas, econômicas e científicas, a exploração também aportou à arte, com cliques atribuídos ao fotógrafo oficial da expedição: James Francis Hurley, mais conhecido como Frank. Apesar da posição legítima, sabe-se que outros tripulantes também se aventuraram por trás das lentes que nos brindam hoje com essas raras paisagens.
Até os bichos são bem old school:
Leave a comment