Pedro Henrique Ferreira é mais conhecido como o LAMBUJA. E mais conhecido ainda pelas suas ilustrações. Segundo o próprio, é “ilustrador em formação e marinheiro condecorado. Amante psicótico e profundo conhecedor de moluscos de jardim.”.
Lambuja faz muitos editoriais para diversas revistas (se você é leitor da Super Interessante ou da Mundo estranho, já deve ter visto algum trabalho dele), capas de álbuns para bandas, artes para hotsites, infográficos e muito mais.
Orixás
Seu trabalho mais recente é essa série chamada Orixás, sobre religiões de origem africana e que acabaram se desenvolvendo também no Brasil, publicada no “Dossiê Super Interessante” de fevereiro passado, com figurinos incríveis, inspirados em sketches do artista argentino (naturalizado brasileiro), Carybé.
Trilha do Post: Cavaleiro de Aruanda
A trilha sonora do post também vem do Lambuja, é a “Cavaleiro de Aruanda”, do eterno príncipe, o Ronnie Von. Dê o play e siga lendo no climão certo.
Aliás, se você gostou da trilha, recomendo essa versão do Ronnie com o João Gordo, no Programa do Bial.
Vamos então as ilustrações.
Epahey Iansã!
Ora Yé Yé Ô Oxum!
Odó Iyá Iemanjá!
Kao Kabiesilê Xangô!
Épa Bábá Oxalá!
Laroiê Exu!
O trabalho de Lambuja é muito rico para ser resumido em apenas um post e certamente faremos outros, destacando diferentes trabalhos do passado e do futuro. Mas se quiser dar uma espiada em mais algumas artes agora mesmo, acho uma ideia ótima.