Com a facilidade dos cartões, muitas pessoas preferem não andar com dinheiro no bolso. Mas há quem sofra com essa decisão, como os artista de rua que arrecadam contribuições em chapéus, bolsas e cases de instrumento.
Para ajudá-los, o governo da cidade de Londres anunciou uma tecnologia que permite que os pagamentos a esses artistas sejam feitos através de cartões.
O sistema é uma solução criada pela startup sueca iZettle, que foi recentemente adquirida pelo PayPal, com um leitor de pagamentos sem contato, no qual quem quiser contribuir basta encostar o seu cartão do leitor e pronto! O valor é indicado pelo próprio artista.
O novo sistema de pagamento já está sendo testado por artistas selecionados pela Busk In London (Associação de Músicos de Ruas da cidade), como Charlotte Campbell, que disse em entrevista à BBC que a tecnologia tem dado um impacto positivo nas constribuições.
“Pessoas que nunca se ofereceriam para contribuir se sentem estimuladas e, muitas vezes, quando uma o faz é seguida por várias outras”, disse Charlotte.
A ideia da prefeitura, segundo a artista, é levar o aparelho para outros artistas em 32 bairros de Londres. No entanto, para ter acesso ao aparelho é necessário ter uma conta no banco para poder receber as contribuições, coisa que talvez não ajude aos moradores de rua que, como sabemos, também vivem de doações!