Cientistas da Newcastle University conseguiram utilizar técnicas de impressão em 3D para criar córneas artificiais a partir de células humanas. Para você ter uma ideia do que isso significa, hoje existem no mundo cerca de 5 milhões de pessoas com graves problemas de visão causados por infecções na cornea. A solução para estes casos é o transplante.
Claro que esta nova técnica não elimina completamente a necessidade de doação, mas segundo o Professor Che Connor, um dos responsáveis pelo projeto, ao invés de substituir uma córnea danificada por outra saudável, a partir de apenas um doador será possível obter células suficientes para imprimir 50 córneas artificiais.
Além de chegarem na mesma composição, os cientistas da Newcastle University conseguiram reproduzir a mesma curvatura da córnea humana, o que é um passo fundamental para que ela seja efetivamente funcional. Segundo eles ainda existe muito caminho a ser percorrido até que os primeiros transplantes sejam feitos: o projeto entra agora na fase de ajustes no processo de impressão e depois serão necessários vários testes. Mas é um avanço importantíssimo e que representa melhorias consideráveis na qualidade de vida de pessoas do mundo inteiro.
Mariana Franzotti
Eloni José Salvi
O vÃdeo mostra uma impressão estranha, pois é muito maior que uma lente. Na notÃcia tem algo também muito estranho, pois diz que é possÃvel imprimir a curvatura ! Como assim ? A curvatura é óbvia em impressões 3D de qualquer tipo !!
Luis Fernando Chaves vc já comprou sua impressora de córnea?
Gostei. Será que imprime colorido? ð¤
Amauri Junior
Denise Castro