A Revolução Queijeira

A ascensão dos Queijos Artesanais Brasileiros e o nascimento de uma nova categoria tipo exportação.
Queijo Canastra Queijo Canastra
Queijo Canastra (foto: Queijaria Alpi)

Nos últimos anos pudemos assistir a uma enorme mudança no universo das marcas de consumo de alimentos e bebidas: seja no crescimento exponencial das cervejarias artesanais, seja no nascimento de pequenas marcas locais com fôlego para brigar com os grandes players globais, ou mesmo nas startups que vem mudando a forma como lidamos com o que vai parar em nossos estômagos. A força desse movimento se tornou ainda mais clara recentemente, quando Jorge Paulo Lemman, da AMBEV e 3G capital, reconheceu ser um “dinossauro apavorado” em um cenário em profunda transformação, em que as big brands do setor vem perdendo mercado para marcas pequenas, artesanais e ágeis.

Esse movimento, que já se mostra razoavelmente consolidado em setores como o cervejeiro (com marcas como Wäls, Colorado, Backer, etc.) e o de produtos saudáveis (ex: DoBem, Moo, Güds…) começa a tomar forma agora, de maneira ainda embrionária, ainda que veloz, no universo dos queijos artesanais brasileiros. É um setor provavelmente mais desafiador que outros, em particular por questões de legislação e produção, mas que vem trazendo novidades super interessantes.

O movimento que nasceu com o Queijo Canastra, tradicional de Minas Gerais e vendido em sua maior parte de forma “semi-legal” em todo o país, vem reunindo cada vez mais produtores e se organizando de diversas maneiras. Em Minas, por exemplo, a Região da Canastra foi a primeira a se organizar, com a ajuda de entidades como o SEBRAE e a FAEMG.  A verdade é que assim como foi com a cerveja artesanal, provavelmente vai ser com os queijos artesanais: uma vez que você prova, é difícil voltar atrás. O cheiro é outro, o sabor é outro, a textura é outra…bom, é tudo outro! Da mesma forma que tomar aquela cerveja de latão de antigamente depois de provar uma boa artesanal é um desafio, comer uma muçarela de padaria com a mesma boca boa depois de experimentar um queijo artesanal brasileiro é no mínimo…interessante.

Em Minas Gerais, terra do queijo e do leite, nomes de queijos como Canastra, Serro, Salitre, Mantiqueira já estão na boca do povo há muitas gerações…mas cada vez mais o Brasil todo começa a descobrí-los de verdade. No estado de SP, inclusive, foi criado há alguns meses o Caminho do Queijo Artesanal Paulista, com o objetivo de unir, fortalecer e valorizar os pequenos produtores do estado. Ainda há muito chão a ser percorrido, mas dá orgulho de ver marcas interessantes tomando forma, restaurantes explorando os artesanais de formas inusitadas no cardápio, cheese bars abrindo as portas e nossos queijos ganhando prêmios internacionais ao redor do mundo. Esse é o caso do queijo senzala, produzido próximo à região da Canastra, no sul do estado de Minas Gerais, ganhador do prêmio Super Ouro – a maior premiação possível – no Festival de Tours, considerado a “Copa do Mundo” dos queijos, que acontece a cada dois anos na França.

Os queijos brasileiros são incríveis, e são cada vez mais. Agora é preciso conhecê-los, apreciá-los e valorizá-los, uma vez que até mesmo fora daqui isso já está acontecendo. Abaixo incluo alguns links para que você possa conhecer melhor sobre esse universo e essa verdadeira revolução queijeira que vem acontecendo de forma silenciosa. E aí, vamos provar um artesanal?

Sertãobrás – para aprender mais e fazer parte da #revolucaoqueijeira

Queijaria Alpi – para pedir seu queijo online e aprender mais sobre ele

Coluna Só Queijo (Paladar Estadão) – para ler toda semana

Região da Canastra – para conhecer sobre a canastra e seus produtores

8 comments
  1. Oi Mário!
    Os queijos da Fazenda Carnaúba são realmente excepcionais! Sem contar todo o trabalho que é feito por eles na defesa do queijo artesanal. Quem sabe esse não vira o tema de um próximo post aqui no UOD?

    Um grande abraço!

  2. Aqui na Paraíba, mais especificamente em Taperoá também tem uma produtora de queijos artesanais famosa, a Carnaúba, que produz um queijo de cabra único também.

    Tem um vídeo bem legal que fala da fazenda e a história dela, vale muito a pena ver, já que a fazenda e da família de Ariano Suassuna e tem um grande envolvimento no Movimento Armorial.

    https://www.youtube.com/watch?v=r0D4TUEcNgQ

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use