Euro, libra ou dólar: nenhuma outra moeda se valorizou tanto quanto o rublo — ou melhor, quanto a nota de 100 rublos feita para comemorar a Copa do Mundo. A cédula emitida pelo Banco Central de Putin é vendida na internet por três ou quatro vezes o seu valor original.
A “inflação” da moeda segue fielmente a lei da oferta e demanda, uma vez que foram colocadas em circulação apenas 200 mil notas. as cédulas foram postas em circulação em número limitado: 200 mil moedas de papel especiais circulam por todas as regiões do país durante o evento esportivo.
O dinheiro, que equivale a pouco mais de 6 reais, traz uma impressão especial. Na frente, é possível ver um garoto admirando o lendário goleiro soviético Les Yashin em ação, enquanto o verso da cédula é tomado pela figura de uma grande bola de futebol — mas, junto à geometria convencional, vemos um mapa da Rússia estilizado.
Com tons de verde e amarelo, as notas seguem com os mecanismos de segurança para controle, como hologramas, faixas de verificação e outros.
Embora as notas de 100 rublos tenham grande liquidez em território nacional, a edição comemorativa é uma verdadeira raridade: quem teve a felicidade de pegá-las, não passa para frente – ou então opta por tentar vender na internet, como muitos têm feito.
Soltar edições comemorativas de papel moeda é, de alguma forma, uma tradição em diferentes países, e não está necessariamente atrelado a um evento esportivo, como acontece com esse exemplo da Rússia.
Apesar da grande procura e beleza do dinheiro especial, a única coisa que fica clara aqui em território russo é que, no final das contas, as emoções e histórias provenientes de uma Copa do Mundo não têm preço.
Pedro Motta pooooor favooooor consegue uma pra mim
Querrrrooooo ð±