Com o quê as crianças brincam ao redor do mundo?

Uma série que retrata como se divertem as crianças em diferentes países
Maudy Sibanda, 3 - Kalulushi, Zambia Maudy was born in a hut in a small village close to Kalulushi, in Zambia. She grew up playing on the street together with all the other children of the village. There is just a simple school there, children are together in the same class from 3 to 10 years old. In the village there are not shops, restaurants, hotels and just few children are lucky to have some toys. Moudy and her friends have found a box full of sunglasses on the street some weeks ago and from that moment those sun glasses are their favourite toys.

O fotógrafo italiano Gabriele Galimberti passou mais de dois anos viajando por mais de cinquenta países para fotografar crianças com seus brinquedos.

“Eu registrei a alegria espontânea e natural que une as crianças aos seus brinquedos. Se a criança possui uma verdadeira frota de carros em miniatura ou um único macaco de pelúcia, o orgulho que eles têm é emocionante, divertido e instigante”.

Além de documentar o alcance socioeconômico das famílias ao redor do mundo, os retratos de Galimberti capturam as personalidades únicas de cada criança, que mesmo jovens já têm seus gostos e desejos.

Gabriele publicou um livro chamado Toy Stories, que compila todos os retratos desta série. Confira abaixo alguns exemplos e mais do seu trabalho no Instagram.

Cun Zi Yi, 3 anos – Chongquing, China
Palavras do autor: Cun Zi Yi tinha acabado de cumprir 3 anos de idade e recebeu muitos presentes pelo seu aniversário. Ela, no entanto, não tem um brinquedo favorito. Seus pais dizem que ela é muito boa em desenho e que, quando crescer, será uma artista.
Arafa e Aisha Saleh Aman, 4 anos – Bububu, Zanzibar
Palavras do autor: Arafa e Aisha são gêmeas. Eles dormem na mesma cama, têm as mesmas roupas, vão juntas para a escola e compartilham os mesmos brinquedos. Elas moram em uma casa de dois cômodos, a cozinha e o banheiro ficam ao ar livre no quintal.
O retrato acima do guarda-roupa mostra o presidente de Zanzibar.
Maudy Sibanda, 3 anos – Kalulushi, Zâmbia
Palavras do autor: Maudy nasceu em uma cabana em uma pequena aldeia perto de Kalulushi, na Zâmbia. Ela cresceu brincando na rua junto com as outras crianças da aldeia. Há apenas uma escola lá, as crianças estão juntas na mesma classe dos 3 aos 10 anos de idade. Na aldeia não há lojas, restaurantes, hotéis e apenas algumas crianças têm a sorte de ter alguns brinquedos. Moudy e suas amigas encontraram uma caixa cheia de óculos de sol na rua há algumas semanas e, a partir daquele momento, esses óculos de sol são seus brinquedos favoritos.
Virginia May Salisbury, 5 anos – American Fork, Utah
Palavras do autor: Virginia nasceu em Salt Lake City, mas passou seus primeiros 5 anos morando em na pequena cidade American Fork. Em sua família eles todos são mórmons.
Ela adora jogar beisebol com seu irmão mais novo. Ele joga a bola para ela e ela bate, quase nunca acontece o contrário!
No jardim atrás de sua casa, sua família têm animais. Ela gosta de brincar com o bode e acariciá-lo enquanto come.
Radhika Vachani, 6 anos – Mumbai, Índia
Palavras do autor: Radhika nasceu em Mumbai há 6 anos, mas ela viveu os primeiros 3 anos em Nova York, juntamente com sua família. Agora ela mora em Mumbai, mas sua primeira língua ainda é o inglês. Ela sabe apenas algumas palavras em hindu e só porque sua babá fala esse idioma. Radhika ama jogos de mesa e seu favorito é “Monopólio” porque ela pode comprar casas e hotéis. Das janelas de seu quarto, no 18º andar de um prédio, ela pode ver quase toda a cidade.
Abel Sientes Armas, 4 anos – Nopaltepec, México Palavras do autor: Abel é o terceiro de cinco filhos, nascido e criado em uma pequena cidade, chamada Nopaltepec com cerca de 2000 pessoas e 500 km a sudeste da Cidade do México. Nesta foto ele está posando com todos os seus brinquedos. Ele passa o tempo todo fora de casa. Ele gosta de correr com seus carrinhos e às vezes ele brinca junto com sua irmã mais nova.
Alessia Pellegrini, 5 anos – Castiglion Fiorentino, Itália
Palavras do autor: Alessia nasceu e cresceu no país, sua família é dona de uma das maiores fazendas da cidade. Ela adora brincar com animais e ajudar o avô com o trabalho da fazenda. Com suas pequenas ferramentas, ela traz comida para as muitas vacas do local.
Noel Hawthorne, 5 anos – Sul de Dallas, Texas
Palavras do autor: Noel é 100% texano! Ele já têm ideias muito claras: ele quer ser piloto!
Brinca com aviões, de todos os tamanhos e, às vezes, com o Playstation, mas com um simulador de vôo.
Sua brincadeira favorita é colocar os homenzinhos no grande boing que seu pai lhe deu e depois levá-los ao fundo do jardim, onde há um pequeno lago. Ele imagina levar os bonecos de férias para o lago, depois de tê-los banhado, ele os coloca de volta no avião e os traz de volta para casa.
Naya Gutierrez, 3 anos – Managua, Nicarágua
Palavras do autor: Naya não têm muitos jogos, apenas um monte de utensílios de cozinha falsos, mas ela nunca se cansa de brincar com eles. Usa a terra e a grama do jardim para fingir cozinhar doces e saladas que oferece regularmente à sua irmã mais velha.
Ela diz que quando crescer, terá um restaurante e cozinhará para todos os turistas que chegarem.
Gabriel Pascoal, 3 anos – São Paulo- Brasil
Palavras do autor: Gabriel é o segundo de dois irmãos. Ele mora com seus pais, seu irmão e sua avó em uma pequena casa em um bairro pobre de São Paulo. 90% dos brinquedos que ele têm são animais de pelúcia com a camiseta da Nestlé. Todos eles são presentes que sua mãe recebe coletando pontos em leite e iogurte.
Ralf Mazulis – 4 anos – Riga, Letônia
Palavras do autor: “O nome dele é Ralf, como Schumacher, o campeão da Fórmula 1”, sua mãe me diz com orgulho quando pergunto o nome do filho. Ela dirige um táxi há quase 10 anos e me diz que Ralf praticamente cresceu no carro. “Às vezes eu não sabia com quem deixar e já o levei para trabalhar comigo.” Ele ama carros, é o único brinquedo que ele nunca se cansou. Ele os faz correr pelo chão de sua casa como se fosse uma pista de corrida, simula acidentes, perseguições e corridas de todos os tipos. Seu filme favorito? Obviamente, “Carros”, que vê pelo menos uma vez por semana!
2 comments

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use