Já falei em um post aqui que os russos não têm lá uma relação de afeto com as Matrioskas, e que a boneca foi alçada a símbolo nacional por turistas e curiosos. Seja ou não ícone dessa terra, o fato é que o “brinquedo” é bastante sério – e diz, sim, sobre a sociedade moderna russa.
Tal qual o personagem que esconde outras versões de si em seu interior, a Rússia também são muitas: a cada dia descobrimos uma nova, semelhante com a anterior e provavelmente parecida com a próxima.
Essas layers sociais se encontram no apreço pela arte. Os locais ligam muito para questões estéticas e tudo que gravita na órbita cultural. Natural, portanto, que a arte pop faça parte desse cenário atual – sendo a tatuagem uma de suas maiores expressões.
Para ajudar os visitantes que, como eu, querem levar um pedaço da Rússia consigo, listamos abaixo os três melhores tattoo artists e studios locais.
Sasha Unisex
A polêmica de seu nome cai por terra diante de seu talento inquestionável. Sasha é conhecida por seus desenhos geométricos e aquarela.
Quem não pode ou não quer viajar a Moscou para garantir uma arte da moça, pode comprá-la neste site: https://sashaunisex.com/en/works/
Art of Paint Tattoo
Quem prefere investir em uma arte mais tradicional, no bom e velho estilo “black and white”, pode optar por uma das unidades da rede Art of Paint. Ali os tatuadores acertam a mão, sobretudo, para desenhos com temática marítima: barcos, âncoras, peixes e afins.
Apesar do talento para registrar o universo de um bom sailor, os profissionais não se limitam a isso, claro. De qualquer maneira, um desenho “rústico” bem traçado é atemporal — como eles bem sabem.
Psi Saro
Queridinha do Pinterest, a artista é uma das mais lembradas quando o assunto é tatuagem com um quê botânico: flores e plantas são sua especialidade.
Apostando em cores vivas e bem marcadas, num estilo meio aquarela, Psi tem agenda cheia – e de clientes de diferentes partes do mundo.