A música pode ser um poderoso aliado para melhorar o estado de espírito, e ainda que você já suspeitasse desta informação, a ciência está aqui para validá-la.
A música tem o poder de influenciar o nosso humor de diferentes maneiras: pode relaxar, nos deixar melancólicos, felizes ou energéticos. Mas não só isso, ela também atua na maneira como nos comportamos, pois age no nosso cérebro de maneira emocional, cognitiva e física.
O cientista Jacob Jolij, da Universidade de Groningen na Holanda, revelou as 10 melhores músicas que nos fazem nos sentir melhor. Para realizar o estudo, Jolij projetou a seguinte fórmula matemática:
Nela, é possível avaliar a música que nos faz sentir bem (FGI) de acordo com sua letra (L), seu tempo em batidas por minuto (BPM) e seu tom (K).
O autor do estudo colocou-a em prática através de 126 músicas e comparou os dados obtidos com as opiniões dos participantes de uma pesquisa realizada no Reino Unido. Após os resultados, Jacob Jolij explica:
“Aquelas músicas com uma letra positiva, um tempo igual ou superior a 150 batidas são aquelas que nos farão sentir mais animados e com mais energia. Isso dá aos compositores uma ideia do que eles têm que fazer para criar músicas motivadoras”, e acrescenta:
“A música é algo íntimo, está relacionada às memórias e emoções, associações que determinam quais músicas nos colocam no melhor humor”.
Com os resultados do estudo, elaborou-se a lista das 10 músicas que nos fazem sentir melhor e que têm um efeito positivo em nosso comportamento.
O “Top 10” você confere abaixo:
1. Don’t Stop Me Now (Queen)
2. Dancing Queen (Abba)
3. Good Vibrations (The Beach Boys)
4. Uptown Girl (Billy Joel)
5. Eye of the Tiger (Survivor)
6. I’m a Believer (The Monkeys)
7. Girls Just Wanna Have Fun (Cyndi Lauper)
8. Livin’ on a Prayer (Jon Bon Jovi)
9. I Will Survive (Gloria Gaynor)
https://www.youtube.com/watch?v=ZBR2G-iI3-I
10. Walking on Sunshine (Katrina & The Waves)
Rafael Mendes Moreira, pra colocar no seu repertório! Rsrs
Caramba só coisa boa vou por sim kkk
Patricia Pugina
O artigo é interessante, mas precisa de uma revisão na tradução pessoal!
Concordo com o amigo acima. A tradução possui alguns problemas que dificultam o entendimento. Não ficou claro se “Key” é campo harmonico (ou tom) e se “terceira chave maior” se refere ao campo harmônico de Mi maior (do-re-mi). De toda forma é bem interessante.
Ana Paula Mikulenas e Fernanda Romano, concordamos?
Concordo com quase todas!
Danielle Gomes =)
Uall
Lista boa pra corrida. ð
Vitor
Aline olha a lista :D
Eu já sabia disso antes deles ðð