Atualmente, com os recursos de edição de imagens disponíveis é possível melhorar a aparência das fotos, “limpando” ruídos, granulações e imperfeições.
Mas isso implica numa perda de definição, porque o que fazem esses programas é preencher as “lacunas” com cores parecidas àquelas em torno do ruído.
Para melhorar esses detalhes, a Nvidia, em colaboração com a Universidade de Aalto, na Finlândia, e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts desenvolveu a Noise2Noise, uma tecnologia capaz de remover o ruído de uma imagem com a menor perda possível de definição.
A inteligência artificial criada pela Nvidia é capaz de limpar os elementos de uma fotografia, restaurando ao máximo a imagem ao seu estado original. Por exemplo, em uma fotografia de uma paisagem cheia de textos escritos em cima, a IA é capaz, como por mágica, de mostrar apenas a paisagem.
Os resultados foram tão surpreendentes que os desenvolvedores dizem que a IA pode ser usada para outras finalidades, como melhorar a precisão de imagens de ressonância magnética. Toda a pesquisa e a documentação do projeto estão disponíveis no site dos pesquisadores.