Os feios também sofrem: ONG ajuda animais que não têm a beleza como ponto forte

A natureza é sábia, mas às vezes escreve em Comic Sans. Enquanto ursos pandas, elefantes, girafas, baleias e golfinhos comovem o mundo e arrecadam verdadeiras fortunas para a preservação de suas espécies, outros bichinhos não podem contar com seus atributos físicos para garantir a sobrevivência.

O blobfish (“peixe-bolha”, em tradução não oficial), por exemplo, está flertando com a extinção, mas não há uma ONG focada em reverter a situação de risco do animal – e é aí que entra em cena o pessoal da Ugly Animals Preservation Society, um grupo que sabe que “o essencial é invisível aos olhos” e mobiliza a sociedade para lutar também por bichos “mal diagramados”.

O tristonho blobfish foi eleito o animal mais feio do mundo

A ideia partiu do comediante Simon Watt, que organiza eventos bem-humorados a fim de espalhar sua mensagem urgente para o mundo. E parece que deu certo: Watt e outros comediantes já fizeram tours pela Europa alertando sobre o risco de extinção de espécies cujo habitat natural não é o padrão estético moderno.

Misturando ciência, comédia e debates sobre preservação, essas apresentações são feitas em escolas, teatros e festivais, e a grande sacada é que Watt pede a cada um dos humoristas que sobe ao palco para eleger um animal feio para defender sob a luz dos holofotes.

O morcego britânico não é exatamente o bichinho de estimação dos sonhos da maioria das pessoas

Ao final do show, a platéia elege o bicho mais feio e ele se torna o mascote local – até porque “não podemos ser todos pandas”, brinca Watt, que chegou a lançar um livro sobre o assunto e concedeu centenas de entrevistas a veículos do mundo inteiro.

E enquanto ele nos faz rir com piadas sobre os desafios estéticos dos pobres bichinhos, a gente se lembra de que bom-humor é o caminho mais rápido ao coração de alguém – e a natureza agradece.  

 

Add a comment

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use