Preparei a tabelinha abaixo para (1) te ajudar a raciocinar, (2) ver se a proposta na sua frente aguenta o tranco e (3) expor os farsantes que usam do discurso cheio de espuma e expressões moderninhas para esconderam a incompetência e ainda enganarem você.
Infelizmente, muitos deles são colegas publicitários, mas podem vir em diversas embalagens. E.. ai, ai, ai… podemos ser nós mesmos. Vamos em frente, encare o post.
Como usar?
A tabelinha funciona de um jeito muito simples. O mesmo que usaram na escola com você, durante muitos anos: a avaliação através de perguntas. Sim, perguntas ainda são as melhores armas para desafiar as ideias (e as pessoas) e ver se elas realmente resistem e param em pé.
Por exemplo: a minha preferida de todos os tempos é:
“Me dá um exemplo?”
Exatamente como estou fazendo agora. É a pergunta mais esclarecedora que eu conheço, para usar com todo tipo de pessoas, de 3 a 90 anos. Exemplificar muitas vezes funciona mais do que explicar ;) É o arroz-com-feijão do aprendizado.
Claro que a intenção principal é desmascarar os farsantes (yes!), mas na verdade a tabelinha é uma ótima ferramenta para ajudar a raciocinar, sugerindo questionamentos que podem deixar uma proposta mais clara e efetiva para todo mundo.
Não tenha medo nem vergonha de usá-la. Vivemos tempos de sobrevivência em meio a tantas novidades e possibilidades e, infelizmente, têm MUITA gente que usa os “discursos vigentes” para vender qualquer coisa, que no final, você nem sabe o que comprou nem como avaliar se funciona de verdade ou não. Boas ideias continuam resistindo às perguntas mais cascudas e não precisam de conhecimento técnico nem específico para serem utilizadas.
Ter bom senso e entender como as pessoas funcionam (coisas como mecanismos de consumo, comportamento individual e em grupo, empatia) são coisas que sempre utilizamos e que continuam funcionando. Não se intimide. É sua obrigação ENTENDER tudo e a melhor maneira de fazer isso é perguntando as coisas sem medo de parecer incompetente. Einstein já dizia que se você não consegue explicar uma coisa para uma criança de 10 anos, é porque você mesmo não entendeu.
Para encerrar, a tabelinha foi inspirada nas 9 principais abordagens do raciocíno lógico e as perguntas são apenas provocações mentais, não é uma fórmula mágica. É só um Ajinomoto cerebral. Espero que possa ser útil na sua próxima reunião.
E aos amigos publicitários, desculpe se compliquei sua (nossa) vida. Mas acredite: na verdade, facilita no médio e longo prazo porque o trabalho correto é sempre o caminho mais fácil. Dica? Use você mesmo a tabelinha antes de sair da agência e impressione.
Tabelinha anti-espuma para ver se o que estão te apresentando realmente aguenta o tranco.
tá no desktop? clique na imagem para ampliar