Em outras palavras, mais fáceis, como ficar mais animado para fazer as coisas que você precisa fazer e evitar a embromação.
É quase impossível não se assustar ou achar que vai se perder com a complexidade desse cartaz. Mas depois de alguns minutos você entende como ele funciona e a coisa fica bem tranquila. Na verdade, mais fácil do que ler aqueles livros enormes com textos intermináveis.
Também é fácil torcer o nariz preconceituosamente pela aparência de fórmula pronta, de auto-ajuda. Mas acho que no fim das contas é mais uma ferramenta de perguntas do que de respostas.
clique na imagem para ampliar. Para versão ainda maior clique AQUI.
Como Funciona
Meu terapeuta me ensinou, muitos anos atrás, que tudo o que o ser humano faz é por um desses dois motivos: buscar prazer e/ou evitar a dor. Esse diagrama funciona mais ou menos com essa mesma dinâmica. Você entra nesse tabuleiro pelo alto (START) e logo de cara dá nome aos bois e define o que você está evitando no momento. Quanto mais específico, melhor. Por exemplo, se você responder “trabalhar”, não vai funcionar tanto quanto se você rsponder “fazer aquela planilha no Excell”.
Uma vez esclarecido o alvo da sua embromation, você avança por uma das avenidas coloridas e vai sendo provacado para, eventualmente, mudar sua atitude. No azul você aumenta o valor e o prazer que vai ter ao concluir sua tarefa. No amarelo você aumenta a sua expectativa de sucesso e de recompensas. E no verde você lida com a impulsividade que tanto te distrai e com a falta de foco.
É uma tabelinha que segura firme nos seus ombros e dá uma chacoalhada pra ver se você pega no tranco.
A criação deste diagrama é de Alex Vermeer e foi inspirado na “Equação da Procrastinação”, de Piers Steel, que é professor da Universidade de Calgary no Canadá e considerado a maior autoridade no assunto. Com ele aprendi que 95% das pessoas são procrastinadoras e que procrastinação (ô palavra chata) não é a mesma coisa que preguiça. Mas por hoje, só a tabela já tá bom vai…