A gente mais lê do que escreve. E agora você vai poder ler, junto com a gente, tudo o que recolhemos e colecionamos por aí, todos os dias. Sim! Isso mesmo:
vamos compartilhar nossas fontes
(jornalistas se arrepiam).
Curadoria é a nossa vocação, nosso chamado.
Que bonito :) É poético mas é a mais pura realidade. Mesmo.
Se tem uma coisa que a gente AMA FAZER e que define a essência do que fazemos aqui no UoD é… a curadoria. Êêê palavrinha emperiquitada, mais pra pajelança do que pra conteúdo, pelo menos na minha cabeça. Mas o nome não importa, porque o que vale mesmo no fim das contas é surgir heroicamente de dentro do palheiro com uma agulha na mão.
Tchan-ran!!! Achei!
É meio como as balilarinas, um trabalho árduo, mas ao mesmo tempo delicado. Tem que ler o dia inteiro, escanear tudo o que conseguir mas sem nunca deixar de usar um critério leve do quanto aquela agulha pode ou não ter um potencial. Hay que endurecerce pero sin perder la ternura jamás. E assim, seguimos a nossa rotina dos vários mergulhos em todo tipo de palheiro, todo santo dia.
E foi pensando nisso tudo que resolvi dividir um pouco desse processo de bastidores com você. Curadoria | Update or Die! Compartilhar não apenas os nossos posts, mas um pouco das nossas fontes, o que estamos consumindo em termos de conteúdo e que alimenta o nosso cérebro/alma e que, eventualmente, pode ser legal pra você também.
Por que dividir a cozinha?
Uma coisa que decidi logo no começo do Update or Die lá em 2006 é que gente não publicaria só o que os criativos produzem (como na maioria dos sites/blogs da indústria criativa), mas principalmente do que eles se alimentam. Se a gente fosse um restaurante, acho que as mesas estariam dentro da cozinha. Gostamos mais dos processos do que os produtos finais, são mais ricos.
Vamos ao ponto: temos um site com a nossa curadoria.
No Curadoria Update or Die a gente separa coisas que acha por aí, direto da fonte. São artigos, playlists, tutoriais, dicas de aplicativos, processos criativos, set-ups, workflows e mais um montão de coisas. Tudo linkado para o conteúdo original (e a maioria em inglês, já avisando. Não reclama vai… estuda! O mundo funciona em inglês).
Como você pode usar esse espaço?
Você pode apenas consumir ou ter uma participação mais ativa (curadoria é isso!) através dos comentários, sugerindo ou dividindo suas opiniões. Se quiser, pode até virar mergulhador de palheiro junto com a gente, eu posso te adicionar ao grupo se você se animar. A ideia é botar esse conteúdo pra rodar dentro de boas cabeças e usar como laboratório de coisas que podem virar posts ou boas discussões (no melhor sentido da palavra, claro).
Coleções
Ufa, é isso. Falei demais. Mas curadoria é minha paixão e, se deixar, escrevo um livro. Então é isso, dê um pulo lá, dá uma espiada geral, fuçe nossas coleções por tópicos, assine nossa newsletter semanal (vamos mandar os 10 melhores posts do UoD para você todo domingo. E só no domingo, não se procupe).
Newsletter Semanal por Email. Assine.
Conte para os amigos, clientes e todo mundo que possa se beneficiar de um conteúdo mais focado e com mais qualidade.
Esperamos você lá na Curadoria | Update or Die!
Sigo o UoD deste sempre e aqui encontrei o que a muito, e sozinho, não conseguiria. Já abri pelo menos uns três blogs sobre curadorias, buscando desconstruir o processo criativo de cada achado e que não continuei, motivação talvez ou simplesmente o fato de saber faltar algum tempero na mistura. Hoje tenho de forma mais ativa, colaborado com conteúdo aqui. Nesse mindset. Nesse propósito. Que inclusive é um chamado que há muito tempo uso como assinatura desde que me entendo por “criativo” (Quem não se considera um é porque alguém ainda não colocou um espelho na frente). “Tudo pode ser referência e gerar valor, desde que se eduque o olhar”, escrevi. E foi assim que quando esbarrei com vocês vi que não estava pensando sozinho (nunca estamos). Obrigado pela plataforma, obrigado pelo espaço.
Se atualizar não é currículo, é sinapse de vida. Keep walking, UoD!
Que legal Lucas, obrigado, fico feliz em saber.
É isso mesmo, atualização não é uma exclusividade da imprensa, aprender/ensinar não é uma exclusividade das escolas e trocas não são exclusividade das redes sociais. Somos o que comemos, com todos e em todos os sentidos ;)
É nossa obrigação (100%) ficar atento ao que deixamos entrar na nossa cabeça.
Obrigado pelas trocas!