A Women in Games France, anunciou nos últimos dias, o lançamento do I-WIG, um novo programa de incubação para ajudar a promover a representação feminina na indústria dos e-Sports. A primeira temporada da incubadora terá como apoio a Riot Games France.
“As ações da Women in Games France visam tornar as mulheres mais visíveis e melhor representadas nos diferentes setores da indústria”, disse a presidente da associação, Audry Leprince. “Buscamos entender os fatores que poderiam impedir o acesso das mulheres no cenário competitivo e algumas das causas que surgem com frequência são a dificuldade de praticar e de se juntar a equipes profissionais. A incubadora, que tem o objetivo de treinar talentos, é a melhor resposta. Ao fornecer apoio e estrutura para as mulheres qualificadas, estamos convencidos de que, no futuro, uma representação maior das mulheres no cenário esportivo é possível”, completou.
A primeira temporada do I-WIG se concentrará no League of Legends, da Riot e se esforçará para facilitar o acesso das mulheres ao cenário competitivo do jogo. Para começar, o programa apoiará cinco mulheres que trabalham para se tornarem profissionais, oferecendo treinamento individual e oportunidades para organizações profissionais mistas. A incubadora dura de janeiro a agosto de 2019.
Parceria Riot Games France
A Riot Games France espera fornecer soluções concretas para a falta de visibilidade das mulheres no mercado de e-Sports. A empresa percebeu que menos de 15% de seus jogadores ativos da League of Legends, na França, são mulheres, e apenas 5% fazem parte da cena competitiva, apesar de 28% das mulheres na França serem fãs de esportes de acordo com pesquisas realizadas no país.