Nenhum spoiler alert oficial foi dado, mas é sabido que as conversas que rolam em Austin, durante o SXSW, mexem com a corrida presidencial americana. O próprio Barack Obama, que chegou a participar do evento quando senador, declarou da Casa Branca seu apreço pelas rodas de discussão sediadas no Texas.
Desta vez, com a colaboração do The Texas Tribune, a coisa fica ainda mais séria: durante dois dias, lideranças políticas nacionais se reúnem para discutir os rumos e as ideias que devem moldar a campanha de 2020.
Estão confirmados ali a senadora Amy Klobuchar, o ex-governador Bill Weld, a senadora Elizabeth Warren, o ex-secretário de urbanismo e habitação Julián Castro, o prefeito Pete Buttigieg e outros.
Para o chefe de programação do SXSW, Hugh Forrest, este é o local e o ambiente perfeito para discutir o futuro do país, porque “a audiência é jovem e diversificada, composta por pessoas inquietas e ousadas, que trabalham sobretudo com a indústria criativa. Não consigo pensar num grupo melhor para pontuar e ponderar as possíveis soluções para problemas complexos”, diz.
Já o CEO do The Texas Tribune, Evan Smith, aponta que o objetivo ali é elevar o engajamento cível local e internacional. “É por isso que estamos ansiosos para trabalhar ao lado dos organizadores do SXSW, diante de uma grande e selecionada plateia”, garante.
Todas as discussões serão mediadas por jornalistas e grandes veículos, para garantir o compartilhamento de ideias, e não somente a defesa de ideologias ou a panfleteação precoce de campanhas.