Cannes Lions cancela, definitivamente, edição de 2020

Só no ano que vem

Depois de adiar sua data tradicional, sempre na terceira semana de junho, o Cannes Lions – principal festival de publicidade e criatividade do mundo – anuncia nesta sexta-feira (3) que sua edição de 2020 não vai acontecer. O report acontece após as informações, até então extra-oficiais, de que os dois maiores grupos de comunicação do mundo, WPP (que controla redes de agências como Ogilvy, Thompson, Grey e Y&R) e Omnicom (DDB, BBDO e TBWA, entre outras) estariam congelando todos os investimentos de inscrições em prêmios e envio de delegados aos festivais publicitários, até que tudo volte à uma teórica normalidade.

Em um primeiro momento, a Ascential (companhia britânica que controla o Cannes Lions) tinha decidido por transferir o evento para o fim de outubro, considerando que até lá tudo estaria tranquilizado, em alinhamento com algumas das principais lideranças do setor de marketing e propaganda. Após mais uma semana de pandemia global e novas conversas com representantes dos principais grupos, anunciantes e outros players, a decisão foi de cancelar por completo o evento, preparando desde já a edição de 2021.

“Em sua essência, o Cannes Lions sempre foi sobre criatividade e seus Leões. Concluímos que a comunidade tem outros desafios para enfrentar agora e simplesmente não está em posição de dedicar aos trabalhos que se tornarão referência criativa. As indústrias do marketing e da criatividade, assim como tantas outras, estão em turbulência – e fica claro que podemos ajudar minimamente ao finalizar qualquer especulação sobre o festival deste ano. Tentamos tomar essa decisão o mais rápido possível para oferecer à indústria total claridade sobre a situação, e é por isso que estamos anunciando hoje”, destacou Philip Thomas, chairman do Cannes Lions, no comunicado oficial.

No início da semana, a organização do festival disponibilizou a plataforma “Creativity move us Forward“, que destaca grandes cases em prol de diferentes causas e convida os criativos a enviarem ideias e dividirem trabalhos recentes que podem ser replicados ou inspirar outros profissionais. A cada dia, um novo case ou palestra histórica realizada durante o evento é disponibilizada.

“Estamos todos olhando para o futuro positivo que está vindo. Por agora, o Cannes Lions vai continuar unindo a comunidade criativa e promovendo inspiração onde pudermos encontrá-la. Nosso recente chamado por histórias criativas e inspiradoras ao redor do mundo já geraram centenas de interações da nossa comunidade, unindo-a e mostrando progresso durante a crise. Acreditamos firmemente que o Lions vai continuar a oferecer reconhecimento de valor e estamos ansiosos para voltar a celebrar e premiar esse trabalho criativo em 2021, quando o mundo estiver mais estável e nossa comunidade possa dar à indústria o foco que ela merece”, complementa Simon Cook, diretor geral do Cannes Lions.

2 comments

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use