Depois de adiar sua data tradicional, sempre na terceira semana de junho, o Cannes Lions – principal festival de publicidade e criatividade do mundo – anuncia nesta sexta-feira (3) que sua edição de 2020 não vai acontecer. O report acontece após as informações, até então extra-oficiais, de que os dois maiores grupos de comunicação do mundo, WPP (que controla redes de agências como Ogilvy, Thompson, Grey e Y&R) e Omnicom (DDB, BBDO e TBWA, entre outras) estariam congelando todos os investimentos de inscrições em prêmios e envio de delegados aos festivais publicitários, até que tudo volte à uma teórica normalidade.
Em um primeiro momento, a Ascential (companhia britânica que controla o Cannes Lions) tinha decidido por transferir o evento para o fim de outubro, considerando que até lá tudo estaria tranquilizado, em alinhamento com algumas das principais lideranças do setor de marketing e propaganda. Após mais uma semana de pandemia global e novas conversas com representantes dos principais grupos, anunciantes e outros players, a decisão foi de cancelar por completo o evento, preparando desde já a edição de 2021.
“Em sua essência, o Cannes Lions sempre foi sobre criatividade e seus Leões. Concluímos que a comunidade tem outros desafios para enfrentar agora e simplesmente não está em posição de dedicar aos trabalhos que se tornarão referência criativa. As indústrias do marketing e da criatividade, assim como tantas outras, estão em turbulência – e fica claro que podemos ajudar minimamente ao finalizar qualquer especulação sobre o festival deste ano. Tentamos tomar essa decisão o mais rápido possível para oferecer à indústria total claridade sobre a situação, e é por isso que estamos anunciando hoje”, destacou Philip Thomas, chairman do Cannes Lions, no comunicado oficial.
No início da semana, a organização do festival disponibilizou a plataforma “Creativity move us Forward“, que destaca grandes cases em prol de diferentes causas e convida os criativos a enviarem ideias e dividirem trabalhos recentes que podem ser replicados ou inspirar outros profissionais. A cada dia, um novo case ou palestra histórica realizada durante o evento é disponibilizada.
“Estamos todos olhando para o futuro positivo que está vindo. Por agora, o Cannes Lions vai continuar unindo a comunidade criativa e promovendo inspiração onde pudermos encontrá-la. Nosso recente chamado por histórias criativas e inspiradoras ao redor do mundo já geraram centenas de interações da nossa comunidade, unindo-a e mostrando progresso durante a crise. Acreditamos firmemente que o Lions vai continuar a oferecer reconhecimento de valor e estamos ansiosos para voltar a celebrar e premiar esse trabalho criativo em 2021, quando o mundo estiver mais estável e nossa comunidade possa dar à indústria o foco que ela merece”, complementa Simon Cook, diretor geral do Cannes Lions.
Tava na cara né? Tá tudo cancelado, cancelaram 2020
Muito triste esse ano gente…