Em um ano tão difícil e com tantas restrições surgiram iniciativas que buscam transformar a indústria da comunicação em um espaço de maior representatividade, inclusão, solidariedade e oportunidade. Uma lista curada pelo Papel & Caneta coloca luz em jovens que criaram neste ano iniciativas inovadoras e que pensam no coletivo. Eles injetam inspiração e esperança ao colocar em prática projetos que podem mudar a cena, seja pela capacidade de articulação, seja pelo impacto que geram ao reunir pessoas, apresentar caminhos e construir pontes para que as grandes pautas se transformem logo em uma nova realidade.
Estes jovens lideram iniciativas que muitas vezes estão fora do radar de muitos mas que merecem ser conhecidas e apoiadas. Projetos que aconteceram dentro de agências, como o AfroPausa, ou para dar oportunidades a quem não está nelas, como o Tapa na Quarentena.
As iniciativas atuam em torno de grandes eixos:
Mentoria e formação de jovens profissionais
Visibilização, conexão e aproximação de grupos buscando uma maior articulação.
Busca de maior representatividade racial, social, de gênero e de origem nos quadros das empresas e no trabalho que vai pra rua.
Reflexão sobre temas importantes como racismo, meritocracia, assédio, ansiedade e até mesmo uma pesquisa com um panorama da situação real do home office no Brasil.
Vale a pena conhecer, enveredar pelas pessoas, projetos e histórias por trás de cada iniciativa e buscar contribuir para que o mercado evolua como precisa nos próximos anos.