A Japan House São Paulo, centro cultural criado pelo governo japonês em São Paulo, está circulando um enorme Daruma pelas ruas de São Paulo.
O amuleto é venerado e popular no Japão e segundo a tradição, realiza desejos. O ritual completo, chamado “O abrir dos Olhos”, inclui a pintura do olho esquerdo ao fazer o pedido e a pintura do direito, quando o pedido é realizado.
O roteiro inclui seis endereços na cidade, permanecendo uma semana em cada localidade, o Daruma – de dois metros de altura – ocupa as ruas da cidade em uma proposta híbrida de interação que combina o presencial com o digital.
Para participar, o público vai precisar tirar uma foto do amuleto gigante com um filtro do Instagram que vai permitir pintar o olho direito do Daruma para realizar o pedido, além da possibilidade de personalizar o design do talismã com outras cores e desenhos.
Um QR Code oferecido no local vai conter orientações gerais e o link de acesso ao filtro, que inclui possibilidades extras como a utilização de gifs, desejos de prosperidade para o planeta, entre outras.
Por outro lado, no ambiente on-line, a #DARUMAJHSP permanece até o fim de março com conteúdo exclusivo sobre a história e curiosidades deste ícone da cultura nipônica nas redes sociais da instituição.
A ação tem o apoio da Prefeitura de São Paulo, São Paulo Turismo (SPTuris) e Pilot Pen.
De cor preta e branca, o grande Daruma vem com a proposta de espalhar um espírito positivo e de boa sorte pela capital paulista, em uma experiência que mistura a vivência presencial e digital.