O jogo virou. Capas do maior jornal esportivo de Portugal são tomadas por atletas mulheres em ação de igualdade de gênero.
A Havas Lisboa e a ONG Raparigas da Bola, fizeram as notícias de capa da semana inteira, serem só de atletas mulheres.
O grupo Raparigas da Bola, uma ONG que luta para dar voz e visibilidade a atletas femininas no esporte, lançou a sua nova iniciativa de combate à desigualdade de gênero no esporte.
Na semana que marca o Dia Internacional da Mulher, o grupo destaca que não há nada para celebrar quando as capas dos jornais desportivos só dão destaque aos homens, muitas vezes até com notícias fúteis, que poderiam dar lugar a histórias de atletas mulheres.
Abaixo você pode ver um pouco do processo de como foi transformar um dos jornais mais conservadores de Portugal (fundado em 1945) que nunca havia tido uma mulher em destaque na capa.
De 07 a 11 de março, as Raparigas da Bola deram destaque a notícias sobre mulheres. Por meio de realidade aumentada será possível trocar as capas do maior jornal desportivo de Portugal, por notícias de atletas femininas.
Qualquer um pode realizar esta experiência, pro celular, ao acessar o site: raparigasnabola.pt
A ONG convida a participar do movimento, com a hashtag #RaparigasNaBola, atletas, influencers, jornalistas e qualquer pessoa que queira ajudar a dar mais visibilidade ao esporte feminino.
A ideia foi criada pela Havas Lisboa, que pelo segundo ano ajuda o grupo a lutar por esta causa.
No ano anterior eles usaram o dia seguinte ao Dia Internacional da Mulher, para mostrar a diferença de exposição dada a atletas homens e atletas mulheres. Para isso transformaram as notícias dos 3 principais jornais desportivos de Portugal em infográficos divididos em duas cores.
A campanha anterior alcançou milhões de pessoas em dezenas de países e foi reconhecida em prêmios internacionais de criatividade.
Os jornais têm a colaboração de jornalistas como Cláudia Martins e Cláudia Lopes, além do Grupo Raparigas da Bola, liderados pela fundadora Marta Faria. A ideia tem dois brasileiros na ficha, os publicitários Bernardo Tavares e Sávio Hatherly. O desenvolvimento e implementação foi feito pelo Studio Akt Creative.