Ícone maior do esporte que pratica, mundialmente famoso, referência de sucesso nos videogames, Tony Hawk tem detalhes profundos da sua vida, certamente desconhecidos por muitos de seus fãs mais empenhados, em “Tony Hawk: Until the wheels fall off”, documentário que estreou agora há pouco, neste sábado (13), aqui no SXSW 2022.
Dirigido por Sam Jones, visivelmente grande fã do atleta, o filme vai bem a fundo em seu protagonista, acessando por meio de vídeos antigos e personagens importantes não só da cena, mas de sua família, uma camada pouquíssimo conhecida do skatista.
No trabalho, até um pouco mais longo do que poderia ser, a obsessão de Hawk pela perfeição e por realizar o que parecia impossível em cima do shape com rodinhas era previsível. Mas a relação da sua família, sendo o filho (bem) mais novo entre 4 irmãos, com uma mãe hoje já bem debilitada em um asilo, um pai que se envolveu até demais no esporte e seus dramas diante da repentina perda de interesse do público pela cultura do skate são uma surpresa para qualquer um que não esteve realmente íntimo da cena.
Hawk, que quebrou o fêmur há menos de 1 semana e mesmo assim veio a Austin para o lançamento, era uma criança problema até se encontrar no skate. Algo relativamente normal para alguns ídolos do esporte, ele, porém, não parecia ter físico ou personalidade para se destacar numa cena ainda quase marginal na sua infância, no alto dos anos de 1970, mas foi se provando acima de todos aqueles que o inspiravam.
“Until the wheels fall off” destaca o risco do skate – especialmente para atletas que não sabem a hora de parar –, como é fácil se perder diante de tanta fama e como estão personagens que fizeram a história do início do esporte na Califórnia – como destaca Lance Mountain, hoje “um bando de vovôs caindo do céu”. Foca muito nas conquistas, para também nos tombos (e quantos tombos!) de Hawk, tendo como tema perene sua obsessão por uma das manobras mais históricas: o giro de 900º.
Um trilha sonora impecável, como não poderia deixar de ser (quem jogou Tony Hawk Pro Skater sabe), imagens reveladoras e uma história que cativa muito além do fã das rodinhas, mostrando um personagem humano, persistente até demais, com erros e acertos para além das manobras.
Ainda não há detalhes sobre a exibição do documentário ao público em geral, mas fica aqui o trailer para dar um gostinho. :)
Leave a comment