Parece meme, mas é a bizarra marca que quer substituir o McDonald’s na Rússia

Parece meme. Mas é roubo de propriedade intelectual mesmo, o ativo mais valioso de uma marca.
Parece meme, mas é a bizarra marca que quer substituir o McDonald’s na Rússia Parece meme, mas é a bizarra marca que quer substituir o McDonald’s na Rússia

Você olha para essa imagem e tem certeza que é algum meme sobre o McDonald’s deixando a Rússia. Mas não é.

Por incrível que pareça, a marca Uncle Vanya simplesmente rotacionou os famosos arcos dourados do McDonald’s, puxou uma retinha pra virar uma letra “B” e… blz, acho que ficou ótimo, camarada designer.

Parece meme, mas é a bizarra marca que quer substituir o McDonald’s na Rússia

Até agora estou achando que é uma piada, mas segundo o Ad Age, o tal Tio Vanya está indo para o mercado assim mesmo, carregando um logo roubado e tentando preencher o vácuo deixado pelo McDonald’s.

Pelo menos eles podem economizar uma grana remexendo no lixo e salvando uns totens com os arcos dourados sucateados pelos 847 restaurantes que estão fechando as portas. Aí é só afrouxar os parafusos, dar a giradinha e pronto!

E não é piada não, muito será reaproveitado, de pontos comerciais até o material deixado para trás mesmo. Inacreditável.

Isso é um case pra ser debatido em faculdades (e bares), é a legalização de um roubo, de propriedade intelectual alheia, o maior ativo de uma marca. Vale tudo.

Parece meme, mas é a bizarra marca que quer substituir o McDonald’s na Rússia
legalização de um roubo

Na semana passada, especialistas em mercado discutiram a possiblidade de a Rússia reabrir os restaurantes que foram fechados após a saída do McDonald’s do país. O ministério da Economia e Desenvolvimento local chegou a dizer, no início do mês, que consideraria a restrição das marcas que tivessem fechado ou interrompido seus negócios na Rússia no período. O órgão também legalizou o roubo de patentes de empresas associadas à países inimigos.

Que tal usar o nome “Big Mac” também? Boooa!

Na teoria, de acordo com a imprensa internacional, os restaurantes reabertos poderiam vender sanduíches com o nome de Big Mac (!!!), mas “não seria o mesmo produto” (ooohhnnn, que ético!). Especialistas acreditam que isso poderia “confundir o consumidor” (hahahahaha), sobretudo quando o McDonald’s reabrir suas lojas e readquirir o controle de sua operação.

Eu acho que deveriam lançar o Big Marx.

Vem de lado, na caixinha.

Remeteria ao Lenin, que assim como o Big Mac, não apodrece nunca.

Parece meme, mas é a bizarra marca que quer substituir o McDonald’s na Rússia

É o estilo comunista de marketing, de marcas descaradamente copiadas e falsificadas, imortalizado pela China, e agora também à todo vapor pela Rússia.

O advogado Josh Gerben, especializado em marcas, postou um tuíte a respeito do pedido de registro de identidade visual da rede Uncle Vanya.

O McDonald’s abriu sua primeira loja na União Soviética, na praça Pushkin, em Moscou, em janeiro de 1990. Dezenas de milhares de pessoas passaram horas na fila para sentir o sabor do ocidente. Desde então, muitas pessoas dizem que os Arcos Dourados representam uma aproximação com os Estados Unidos e a globalização.

Assim que a guerra começou, o McDonald’s fechou as 108 lojas que mantinha na Ucrânia, mas levou um tempo para tomar uma decisão sobre a Rússia, o que acarretou pressões. As vendas na Rússia e na Ucrânia representam 9% das receitas totais da companhia, o que já representa um impacto no faturamento. O McDonald’s continuará pagando os salários de seus 62 mil funcionários da Rússia e Ucrânia. Alguns especialistas estimam que a rede perca US$ 50 milhões a cada mês que sua operação russa permanecer fechada.

107 comments

Deixe um comentário