Quais soluções e tecnologias estão sendo desenvolvidas de olho no futuro da saúde? Quais são as apostas de quem está à frente do desenvolvimento dessas inovações? Esses sempre foram alguns dos nossos principais questionamentos quando falamos de consumo responsável aqui na Ambev e que ganharam força especialmente depois que participamos pela primeira vez de um painel no SXSW 2022.
Eu estive lá, no maior evento de inovação e tendências do mundo, representando a companhia no painel Hack Your Body – Optimize the Future, junto com um time fera que compõe o nosso Smart Drinking LAB – uma nova área da companhia, que fica no nosso Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), no Rio de Janeiro, criada para promover a moderação de consumo sob um novo olhar: o da inovação. E esse foi um grande marco! Lançamos o nosso squad, que tem como configuração transformar os conceitos de moderação em produtos, em um polo de inovação. É a teoria finalmente sendo colocada em prática!
E o que vimos lá confirmou que estamos no caminho certo. Percebemos, por exemplo, o quanto os produtos que estamos desenvolvendo possuem sinergia com o que há de mais novo no mercado de wellness; que as startups seguem com apetite para trocar e partilhar suas vivências em busca de crescimento compartilhado; e que existe uma identificação muito grande em produtos e projetos que já existem em outros países e quem têm enormes chances de serem abrasileirados e potencializados pelo olhar da Ambev.
E aqui na companhia, inclusive, temos o nosso programa de Consumo Responsável em uma plataforma pioneira para que as pessoas ampliem a consciência e melhorem a sua relação com as bebidas alcoólicas. Mesmo vivendo essa realidade e trabalhando para alcançar o objetivo da companhia, de proporcionar cada vez mais uma relação sadia e equilibrada dos consumidores com o álcool, no SXSW 2022 fomos provocados a pensar em saúde e impacto positivo atrelados ao futuro e ao setor de bebidas.
Foram vários os insights durante a nossa participação no evento, sem contar a oportunidade que tivemos de entender o quanto já avançamos nessa pauta e ainda somos capazes de progredir. Além de promover saúde e qualidade de vida, a agenda de consumo moderado está diretamente relacionada à inovação. Para fortalecer o nosso ecossistema, firmamos parcerias com startups internacionais que seguem realizando estudos sobre tecnologias globais que contribuem para o desenvolvimento de produtos que atendam os nossos projetos de moderação.
Inclusive, o que posso adiantar, é que, nos próximos meses, anunciaremos novidades importantes para um consumo mais consciente.
Com tudo isso, posso assegurar que volto para casa com a bagagem renovada, cheio de ideias e inspirações.