Um dos mais recentes desafios no TikTok é o #barkatyourdogchallenge, que incentiva as pessoas a enviarem videos em que apareçam latindo para os seus cães e gravando a reação deles.
A intenção é captar um momento engraçado, mas de acordo com especialistas em animais, os olhos arregalados e as expressões divertidas que os cachorros fazem, são na verdade, sinais de estresse e medo.
Veja por que você nunca deve latir para o seu (ou qualquer outro) cachorro.
O que acontece quando você late para seu cachorro
Veja alguns exemplos listados pelo American Kennel Club (AKC):
- “Olho de baleia” (olhos arregalados)
- Corpo rígido e características faciais
- Orelhas voltadas para trás
- Latidos ou vocalizações de volta para o humano
- Lamber os lábios
- Mostrar os dentes
- tentativa de fuga
Outras reações são um pouco mais óbvias e permitem que você saiba que seu cão definitivamente não é curte você latindo na cara dele (ou qualquer outra coisa que você faz que possa assustá-lo). O AKC diz que estes podem incluir:
- Latidos
- Saltos
- Mordidas
- etc
Claro, todos os cães são diferentes, mas para estar seguro, o AKC recomenda evitar esse desafio.
Por que latir para cães os estressa
O que, exatamente, está passando pela mente de um cachorro quando um humano late para eles?
“Os latidos dos cães podem significar coisas diferentes dependendo do contexto – o tom e a linguagem corporal podem significar desde ‘brincar’ a ‘estou preocupado’ e até mesmo um ‘fique longe’ defensivo”, disse o veterinário Dr. Jo Woodnutt ao Pets Radar .
“Nesse desafio do TikTok, as pessoas estão latindo para seus cães sem levar em consideração sua linguagem corporal ou tom, e há o risco de que isso seja mal interpretado.”
Na mesma linha, Woodnutt observa que o desafio do TikTok também envolve duas outras coisas que os humanos fazem que deixam os cães desconfortáveis: invadir seu espaço pessoal e fazer contato visual com eles – ambas percebidas pelos cães como ameaçadoras.
“Lendo a linguagem corporal dos cães, muitos deles já estão um pouco nervosos com a situação e não têm certeza do que está acontecendo – eles estão no limite”, acrescenta Woodnutt.
Animais, apesar de proporcionarem momentos divertidos, não são brinquedos e devem ser respeitados e cuidados. Como criaturas inteligentes que são, não estão nem aí para o TikTok ( 😁 ) e tudo o que eles querem é que você se conecte de forma verdadeira e afetuosa com eles, do mesmo jeito que eles SEMPRE fazem com você.