CGI? Não. Quer dizer, um pouco. Só o rosto, para ser mais exato. Vou começar o post sem prolongar o suspense e revelar logo de cara que versão mais jovem da Eleven em Stranger Things trata-se de um deep fake, um rosto feito em computação gráfica, sobreposto ao rosto da atriz mirim, Martie Blair.
O primeiro volume da quarta temporada de Stranger Things trouxe várias respostas e ainda mais perguntas para os fãs desde a sua estreia, com direito a flashbacks para o grande massacre no Laboratório de Hawkins.
Em diversas cenas de 1979, uma Onze mais jovem aparece como uma das cobaias do laboratório, mas é a protagonista Millie Bobby Brown que interpreta sua versão menorzinha?
Onze perdeu todos os seus poderes na terceira temporada combatendo o Devorador de Mentes e está fazendo um grande esforço para recuperá-los e poder combater a grande ameaça que oferece perigo para ela e todos seus amigos.
Para recuperar seu status de ‘super-herói’, como a personagem mesma diz, Onze aceitou passar por um processo de reviver suas memórias mais traumáticas do laboratório com seu ‘Papa’, o Dr. Brenner (Matthew Modine).
Mesmo tendo Millie na maior parte das cenas, em alguns momentos o reflexo da Onze de 1986 mostra uma Onze de apenas oito anos, que não é apenas uma versão computadorizada da atriz, como muitos espectadores acharam.
Quem interpreta a Onze de 1979 é Martie Marie Blair, uma atriz mirim que participou da série The Young and The Restless como Bella e do curta The Sugar & Bones Club como Tabatha. Nas cenas em que ela aparece mais de perto com foco no rosto dela, a equipe de efeitos visuais usou uma versão rejuvenescida do rosto de Millie e colocou por cima do de Martie.
O uso da atriz tinha por objetivo mostrar como Onze, apesar de muito poderosa, era apenas uma pequena menina quando o massacre, que a série fez os espectadores desconfiarem que era obra dela, aconteceu.
Apesar de cobrir apenas a história de três anos em tempo real, Stranger Things já está no ar há sete anos e os atores, que começaram a atração como criancinhas, já são jovens crescidos. Para isso, os criadores, os irmãos Duffer, e a Netflix precisaram ser criativos com os recursos digitais para criar memórias e flashbacks.
O volume um da quarta temporada de Stranger Things, composto de 7 episódios, está disponível na Netflix. O volume dois, com os dois episódios finais, será lançado no dia 1º de julho.