O festival deste ano começou de uma forma bastante significativa, como um enorme convite para que as marcas entendam a importância de assumirem a responsabilidade de promoverem o bem, em todo o mundo.
Richard Edelman abriu a sessão, com uma pequena homenagem aos que sofreram perdas durante a pandemia do Covid e, claro, aos que estão enfrentando a terrível guerra na Ucrânia.
No palco, a convite da Edelman, o russo Garry Kasparov, que é campeão mundial de xadrez, escritor e ativista político, considerado o maior enxadrista de todos os tempos, que sempre teve uma intensa participação política em seu país, tendo se filiado ao Partido Comunista da União Soviética em 1984, e contribuído para a criação do Partido Democrático da Rússia, em 1990.
Em discurso carregado de emoção, Kasparov destacou que os ditadores sempre inventam, distorcem e aumentam a narrativa do que foi feito por eles, mas muito comumente eles verbalizam exatamente o que irão fazer.
E Putin nunca teve qualquer vergonha de gritar ao mundo seus planos impiedosos pela busca de dominação e poder. Por isso, destacou que cada batalha que a Ucrânia enfrenta nesta guerra descabida é um ato de sobrevivência e resistência, e que o país representa a todos nós que buscam paz, respeito, liberdade e dignidade. E vejam: estamos falando de milhões de refugiados, destruição completa, demolição que não se vê na Europa desde a segunda guerra mundial.
“A call to action” é um convite para que as mentes criativas do mundo entendam que possuem o poder de transformar esta realidade, em todo mundo, através de um enorme movimento com 2 pilares. O primeiro seria pela informação clara sobre a seriedade dos ataques de Putin contra a dignidade humana. Já o segundo, pela comunicação eficaz, no desenvolvimento de mensagens capazes de sensibilizar todos os cantos do mundo.
Por fim, fez uma comparação da situação com o xadrez, onde ou você perde tudo ou você prospera, mas destacou que, ao contrário do jogo, consequência é super simples e definitiva: vida ou morte. Na foto abaixo, um registro feito pela Anna Episheva da sua sobrinha Valeria, que teria sua festa de formatura 2 dias antes do primeiro grande ataque da Russia na Ucrânia, em frente a sua escola. Ao compartilhar o foto, o desabafo comovente que inseri abaixo dela.