O South by Southwest (SXSW) é um dos maiores (e mais populares, especialmente entre brasileiros) eventos de tecnologia, música, cinema e cultura do mundo, que acontece todos os anos lá em Austin, no Texas.
Mas nem todo mundo tem a oportunidade de participar do SXSW, seja por falta de tempo, agenda e/ou… dinheiro. Considerando uma estadia de 7 dias em Austin para o SXSW, um brasileiro pode estimar um gasto médio de pelo menos R$ 12.800,00 (somando passagem, hospedagem, ingressos, alimentação e um ou outro show).
Claro que é difícil estimar porque depende muito do calendário, do nível da acomodação e as baladinhas todas, mas é só pra mostrar que não é barato. E nessa altura do calendário, é praticamente impossível achar uma boa acomodação ou manter esses valores.
Felizmente, existem maneiras de aproveitar o evento, mesmo que você não possa comparecer pessoalmente.
Lá & Cá
Na verdade, falando por experiência própria, eu diria que são duas formas bem distintas de se participar do SXSW. Claro que a experiência in loco é mais rica porque você fica imerso nessa realidade durante uma semana inteira, vivenciando a cidade, os painéis, o networking, os shows, a efervescência das ruas. Mas, por outro lado, quando se trata de consumo de conteúdo, a experiência remota pode ser uma alternativa melhor porque permite que se acompanhe mais coisas, e com mais profundidade. Quem está lá, presencialmente, não consegue acompanhar tudo.
E é por isso que a nossa cobertura mistura essas duas abordagens, já há mais de 15 anos acompanhando o melhor do SXSW. Temos parte da equipe lá em Austin e outra parte acompanhando pelas telinhas. E os de lá mandam pra cá – e os de cá mandam pra lá.
Outra forma de enriquecer a experiência – e que também fazemos sempre – é começar ANTES e encerrar DEPOIS da data oficial. Dá para ir se familiarizando com o conteúdo agendado (publicamos posts meses antes) como bandas, convidados, temas, etc. E, depois que o festival chega ao último dia, muita coisa começa a ser disponibilizada online, como videos de palestras, curtas, shows, etc.
Fique de olho nas redes sociais oficiais
Uma das melhores maneiras de acompanhar o que está acontecendo no SXSW é seguir as redes sociais oficiais do evento, incluindo o Twitter, Facebook, TikTok, Youtube, e Instagram. Digo as oficiais porque infelizmente o SXSW virou um grande Shopping Center misturado com uma grande agência de viagens e muita gente usa o festival para se autopromover e acaba compartilhando muita informação rasa. A curadoria do SXSW tem ficado mais importante a cada ano, à medida que as delegações aumentam.
O SXSW geralmente usa a hashtag #SXSW para compartilhar notícias e atualizações, bem como as contas oficiais @sxsw. Acompanhando as redes sociais do evento, você pode ter uma ideia das palestras, shows e eventos que estão acontecendo.
Assista as palestras ao vivo
Muitas das palestras do SXSW são transmitidas ao vivo, permitindo que as pessoas de todo o mundo acompanhem. Acesse o site do SXSW para encontrar uma lista de palestras que serão transmitidas ao vivo, bem como as informações de como assistir. Algumas das palestras serão disponibilizadas mais tarde no canal do SXSW no YouTube.
Acompanhe as (boas) coberturas
Muitas PFs e PJs acompanham o festival de perto. E melhor: podem trazer um conteúdo já mais mastigado e de rápido consumo. Encontre as coberturas que você gosta mais (tenho uma ótima recomendação se você precisar :). Algumas são mais jornalísticas, outras são mais pessoais. A nossa é uma mistura das duas coisas, para não ficar chato. E, publicamos só o que a gente gosta mesmo, sem ficar refém de releases, nem de texto gerado pelo chat Gepêto.
Participe de eventos locais
Muitas cidades realizam eventos relacionados ao SXSW, permitindo que as pessoas que não podem ir a Austin ainda possam participar de atividades relacionadas ao evento. Confira se há algum evento sendo realizado em sua cidade e participe. No nosso caso, tempos nossa já tradicional “apresentação da volta”, que oferecemos para que as empresas possam compartilhar o SXSW com seus colaboradores e convidados. Se você quiser contratar a sua, agende logo uma data.
Ouça as músicas dos artistas que se apresentam no SXSW
O SXSW nasceu como um evento de música, com novos artistas de todo o mundo se apresentando. Uma maneira de aproveitar o evento, mesmo sem estar lá, é ouvir as músicas do ano. Você pode conferir a playlist oficial (boa sorte, são mais de 4.000 músicas e, a maioria, ruim. Afinal, a ideia é achar as pérolas no mar de lama das bandas emergentes) de artistas do evento no site oficial do SXSW. Nós vamos fazer uma curadoria brava.
Enfim, embora o SXSW seja um evento incrível para participar, ainda é possível aproveitar muitas das atividades relacionadas ao evento, mesmo sem estar presente. Ao seguir as redes sociais do SXSW, assistir às palestras ao vivo, participar de eventos locais, ouvir músicas de artistas do evento, seguir as notícias e blogs de tecnologia, você pode ter uma ideia do que está acontecendo no evento e aproveitar a experiência do SXSW. Conte com a gente para ajudar com essa missão ;)