Casual games

Casual games Casual games

Todo game designer certamente já sonhou, em algum momento de sua trajetória, criar um complexo jogo para console ou PC para um tipo específico de jogador: o heavy user gamer. Isso é ótimo, mas não podemos esquecer que, atualmente, uma grande parte do consumo de games é gerada por outro tipo de público: os casual gamers. O alto número de games casuais que surgiram para download em plataformas como a App Store (Apple) e a Play Store (Google) nos dão algumas pistas para o enorme potencial dessa área. Sem contar os inúmeros títulos de games casuais que também existem para consoles.

E o que vem a ser um casual game? Segundo Trefay (2010), casual games podem ser definidos como jogos rápidos de experimentar, detentores de mecânicas simples e extremamente acessíveis. Neste tipo de jogo, segundo o autor, regras e objetivos devem ser muito claros e os jogadores devem adquirir proficiência de maneira rápida. O casual game se adapta ao cotidiano e à agenda do jogador.

Recentemente adquiri um jogo casual excelente para minha coleção; trata-se do RHINO HERO. O game, extremamente simples, trabalha com cartas que devem ser empilhadas formando um prédio (uma espécie de Jenga 2.0). O herói rinoceronte que dá nome ao jogo deve escalar os andares para combater crimes que estão acontecendo. A cada rodada é preciso sacar uma carta e formar um andar; para completar o gameplay há poderes que afetam a dinâmica da partida como pular a vez de um jogador, empilhar uma carta extra, inverter a ordem de jogada.

Casual games

Como game designer e pesquisador de games sempre digo que devemos jogar de tudo e nunca ignorar o potencial oculto e boas ideias que jogos casuais ou mais simples podem possuir. Experimente de tudo. Extraia a essência dos games. O vídeo a seguir mostra um pouco do gameplay:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=dOfLs88y87I?version=3&rel=1&fs=1&autohide=2&showsearch=0&showinfo=1&iv_load_policy=1&wmode=transparent&w=1160&h=683]

Referência:

TREFY, Gregory; KAUFMANN, Morgan. Casual Game Design. Burlington: Morgan Kaufmann, 2010

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