O video (ou melhor, o gif) acima mostra uma cena inusitada: caminhões sendo lançados de um porta-aviões.
Chega a ser engraçado, afinal você imagina que vai ver um jato decolando, mas ao invés disso, o que aparece pela proa do navio é um caminhão a toda velocidade, que depois de percorrer uma bela distância (me fez até lembrar daquela hilária cena do filme “Velocidade Máxima”, em que o Keannu Reeves decola com um ônibus para passar pelo vão de uma ponte despedaçada), até quicar na água para logo em seguida mergulhar. A legenda explica que trata-se de um teste do sistema de catapultagem da embarcação.
Mas isso é de verdade?
Claro que as dúvidas sobre a legitimidade do video logo surgiram, mas as cenas são de fato, verdadeiras, segundo o site Snopes, que verifica autenticidade de postagens. As cenas parecem mais antigas, mas são de 2015. E os tais caminhões são denominados oficialmente como “peso-morto” (“Dead-Loads”), alguns modificados a partir de caminhões de verdade e outros mais como um bloco de peso sobre rodas mesmo.
Também não demorou a aparecer os chatos de plantão afirmando categoricamente e com todas as letras que aquilo era um absurdo porque desperdiçava dinheiro público arremessando caminhonetes na água e que enchia o mar de lixo de uma forma irreversível, acabando com a fauna marinha e blá blá blá.
Nada disso procede. O peso-morto é de material reciclado ou ferro velho. E todos foram imediatamente retirados do fundo do rio James (não mar) depois que os testes são encerrados.
Confira o video inteiro: