LEGO Braille Bricks para pessoas cegas

LEGO Braille Bricks para pessoas cegas LEGO Braille Bricks para pessoas cegas

Motivados por histórias e ideias vindas de pessoas com deficiência visual ao redor do mundo, a LEGO Foundation e o Grupo LEGO irão capitanear uma inovação que ajudará crianças cegas a aprender brincando com as peça.

A LEGO Foundation anunciou seu suporte ao projeto que ajudará crianças cegas e com baixa visão a aprender Braille usando as peças LEGO customizadas para o Braille. O projeto, denominado LEGO Braille Bricks, foi apresentado durante a ‘Conferência de Marcas Sustentáveis’ em Paris, França.

LEGO Braille Bricks para pessoas cegas

O conceito foi primeiramente proposto para a LEGO Foundation em 2011 pela Associação Dinamarquesa, e novamente em 2017, pela Fundação Dorina Nowill para Cegos do Brasil, cuja mobilização “Braille Bricks for All” teve repercussão internacional e possibilitou o acordo para a produção do produto. Desde então, foi moldado em estreita colaboração entre as associações da Dinamarca, Brasil, Reino Unido e Noruega, e os primeiros protótipos estão rodando nestes países para testes de conceito.

O Braille Bricks será moldado com a mesma quantidade de pontos em relevo usados nas letras e números do alfabeto Braille, permanecendo totalmente compatível com o sistema LEGO. Para garantir que a ferramenta seja inclusiva e permita que os professores, alunos e membros da família sem a deficiência interajam em termos iguais, cada peça também terá uma letra ou um caractere impresso. Esta combinação engenhosa traz uma abordagem totalmente nova e divertida para que crianças cegas e deficientes visuais se interessem em aprender Braille, permitindo que desenvolvam uma ampla gama de habilidades necessárias para prosperar e ter sucesso em um mundo dinâmico.

LEGO Braille Bricks para pessoas cegas

O produto está sendo testado em dinamarquês, norueguês, inglês e português, enquanto o alemão, espanhol e francês serão avaliados no terceiro trimestre de 2019. A versão final do kit deverá ser lançada em 2020 e distribuída gratuitamente para instituições selecionadas por meio de parceiros participantes nos mercados onde os testes estão sendo realizados.

1 comments

Deixe um comentário