1 – O que é?
O TikTok é uma plataforma de compartilhamento de vídeo que opera de maneira semelhante ao saudoso Vine, a empresa que o Twitter comprou em 2012 e depois descontinuou em 2017. Enquanto o Vine estava tentando ser o “Instagram, mas para vídeos curtos”, o TikTok inova e entrega de modo diferente e único, com melhor experiência do que o complexo Snapchat e melhor entrega do que qualquer rede social atualmente. De primeira experiência, você cria sua conta, e pronto, já está pronto para ver o primeiro vídeo, e depois só ir rolando para baixo para ver tudo o que esta acontecendo. Para quem envia, é só abrir o aplicativo, gravar ou enviar um vídeo – escolha os filtros, música e pronto, seu tiktok é reproduzido imediatamente e será divulgado para toda a rede.
Você não precisa seguir ninguém – basta começar publicando ou não e já estará dentro da ‘brincadeira’. O que distingue o TikTok de praticamente qualquer outra plataforma é o entendimento tácito na comunidade de que fazer bons TikToks é o que fará com que você seja notado entre a pilha incrivelmente grande de conteúdo nos canais de descoberta da plataforma. Vale apontar, contudo que, para isso, o criador do TikTok deve ter um entendimento básico de como contar histórias curtas e editar vídeos (vamos falar sobre isto também logo mais).
2- De onde é?
tl;dr: O dono é chinês, mas a empresa abriu sucursais, para os apps, em diversos lugares para se basear nas leis dos países fora da China e assim tranquilizar países, como o US, sobre os dados dos usuários.
O proprietário do TikTok, ByteDance, é um gigante da tecnologia chinês de US$ 75 bilhões – eis o que você precisa saber sobre ele:
Fundada em 2012 pelo empresário de tecnologia Yiming Zhang, a ByteDance lançou rapidamente um conjunto de aplicativos no mesmo ano com a empresa Neihan Duanzi, que era uma plataforma em que os usuários compartilhavam piadas na forma de vídeos curtos, memes e postagens escritas. Esse aplicativo foi encerrado pelos censores chineses em 2018. – Aqui já dá para entender como TikTok é a mistura da rede social Musical.ly, que foi comprada pela empresa, junto com outra rede social, e todos seus trabalhos antigos para formar o que conhecemos do TikTok hoje.
A ByteDance também lançou o Toutiao, um aplicativo de agregação de notícias que usa algoritmos para sugerir artigos e vídeos para os usuários – em 2012. É um dos maiores aplicativos de agregação de notícias na China e está instalado em mais de 250 milhões de dispositivos únicos mensais, de acordo com dados dos chineses empresa de pesquisa de mercado, iResearch. Afinal, como se sabe, a empresa não libera regularmente números de usuário oficiais de seus aplicativos.
A gigante faz parte de um número crescente de empresas chinesas que visam mercados estrangeiros, incluindo os EUA. Se sabe, por pesquisas livres, que redes sociais não nascidas no USA/EUR fazem mais sucesso nas suas regiões. Como Baidu ao invés do Google, Alibaba ao invés da Amazon e assim por diante. Desde o início, a ByteDance tentou crescer fora da China. TikTok é apenas um de seus produtos internacionais. Além de também contar com outros apps como o TopBuzz, uma plataforma que recomenda vídeos e artigos populares aos usuários, e o BaBe, um aplicativo de agregação de notícias na Indonésia.
A grande dificuldade dessas empresas viralizarem mundo afora está diretamente ligado as questões complexas políticas de onde nasceram. China, que é uma república socialista dirigida por um único partido, o Partido Comunista da China, na prática, tem suas complicações e censura de conteúdos – e modos de trabalho – do mundo externo para dentro do país. Aqui não vou abordar muito do assunto, mas é sempre indicado pesquisar caso for trabalhar com empresas de países que você não tem costume.
O problema de utilização desses apps estão nas diversas regras e leis que são aplicados nos próprios apps e empresas dentro e fora do país de origem. E aqui precisamos ter atenção e cuidado. Consultar um jurídico e ler termos de contratos nunca foi tão importante.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Aonde esta a matéria?
Oi Antonio, abaixo do seu comentário, tem a paginação, são seis páginas, só clicar para ler toda. ;)
Então, não, baixar um vídeo por exemplo de uma paisagem que foi feito por outra pessoa e incluir textos e fazer upload na minha conta?
Oi Melo, se entendi sua pergunta: Sim. Qualquer usuário poder fazer download de tudo que estiver no vídeo que você criou e replicar em qualquer lugar. Até mesmo em outra conta de TikTok.
Eu postei um vídeo no qual deu mais de 130k até agora, não tenho muito seguidor e nem sou viral, só postei mesmo e queria saber se o aplicativo paga alguma coisa por visualização?
Oi Wellington, O TikTok abriu um programa para pagar Creators, alguns centavos de dólares por cada mil views. Mas ainda esta no modo em que a empresa seleciona as contas e pessoas para fazerem parte. Primeiro você precisa ser verificado pela empresa e em seguida terá acesso a maiores informações. Boa sorte!
Massa! Não sabia nada sobre o TikTok e o artigo esclareceu muita coisa!
Oba! Feliz que gostou e ajudou, Luísa! Vem a continuação por aí! ?
Artigo bem completo, gostei muito, parabéns :)
Obrigado, Jean, se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, pode mandar porque logo teremos a continuação. ?